TCU pede investigação sobre gastos do governo Bolsonaro com publicidade da Previdência

Blog do Editor I 12.05.20

Por: Magno José

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Representação se baseou em reportagem da Folha que mostrou despesas com anúncios em sites de fake news e jogos de azar

O subprocurador-geral do TCU (Tribunal de Contas da União) Lucas Furtado entrou com representação para que o tribunal investigue as despesas publicitárias do governo Jair Bolsonaro com a divulgação da reforma da Previdência em 2019.

O objetivo é identificar se houve a aplicação de recursos públicos em campanhas de publicidade em sites e canais que promovem atividades antiéticas ou ilegais.

A representação tem como base reportagem da Folha publicada no último sábado (9), que revelou planilhas da Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência) mostrando anúncios veiculados em sites de fake news, jogo do bicho e canais de promoção pessoal do presidente.

“Causa espécie que o escasso dinheiro público, que, por diversas vezes, falta em áreas prioritárias, tenha se destinado a financiar campanhas publicitárias em sites e canais que não guardam relação com a matéria divulgada, tais como sites infantis, ou —o que entendo mais grave — desenvolvem atividades antiéticas ou ilegais — como a disseminação de fake news e a prática de jogos de azar — ou se destinam à promoção pessoal do presidente da República, em clara afronta aos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade”, afirma o subprocurador na representação. (Folha de S.Paulo)

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