Home Lotérica CAIXA reforça aos lotéricos procedimentos para a prevenção ao crime de lavagem de dinheiro.
< Voltar

CAIXA reforça aos lotéricos procedimentos para a prevenção ao crime de lavagem de dinheiro.

04/06/2003

Compartilhe

A CAIXA traz uma série de matérias especiais com o objetivo de conscientizar o empresário lotérico da importância do assunto prevenção ao crime de lavagem de dinheiro. O lotérico precisa saber o que é e como acontece a lavagem de dinheiro, porque se preocupar, como alertar e preparar seus funcionários, de quem suspeitar e como denunciar os “lavadores”. Nessa primeira edição, vamos explicar o que é e como acontece a lavagem, os tipos de negócios mais visados e as punições para as pessoas envolvidas nos processos de lavagem de dinheiro.Cabe esclarecer, nesse momento inicial, que as notícias divulgadas na imprensa sobre as suspeitas de crime de lavagem de dinheiro no segmento loterias, não envolvem os sistemas de Loterias da CAIXA. A segurança no processamento, sorteio, apuração e o pagamento de prêmios são assegurados, impossibilitando qualquer irregularidade ou fraude nas Loterias Federais. Vale ressaltar que a CAIXA comunica aos órgãos competentes qualquer indício de crime de lavagem de dinheiro em suas operações. Nas próximas edições, iremos reforçar como identificar atitudes suspeitas, de quem desconfiar, como tratar esse assunto de forma confidencial, como proceder e quem procurar para efetuar as denúncias.O que é lavagem de dinheiro?
Lavagem de dinheiro é a expressão utilizada para o processo pelo qual bens provenientes de transações ilegais são transformados em patrimônio aparentemente legal. Ou seja, fazer com que produtos de um crime pareçam ter sido adquiridos dentro da lei.Quais os setores mais visados?
As loterias são particularmente atraentes, em razão da gama de serviços que oferecem e pela natureza anônima que possuem, já que os bilhetes premiados são sempre, a princípio, ao portador. Outros segmentos também são  visados pelos “lavadores”, tais como cassinos, bingos, motéis, compra de imóveis e muitos outros negócios. Como podem acontecer as lavagens no segmento loteria?
O “lavador” procura comprar bilhetes premiados dos verdadeiros ganhadores, identificando-se como se fosse ganhador, passando a justificar a posse do dinheiro recebido a título de prêmio perante a Receita Federal. Cabe alertar a todos que intermediar a compra de bilhete premiado é crime. Outra técnica muito utilizada é a aposta de grandes quantidades em uma mesma modalidade de jogo na tentativa de obter sucesso na operação e, conseqüentemente, lavar todo ou boa parte do dinheiro ilícito. Vale a pena lembrar que a Lei 9.613/98 impõe penalidades sobre qualquer prática irregular consciente, como por exemplo, advertência, multa de até 200 mil reais, cassação da autorização para operação ou funcionamento do local, entre outros.

Curiosidades: A origem da expressão "Lavagem de Dinheiro".

Conta-se que o termo laundering money (lavagem de dinheiro em inglês) surgiu nos Estados Unidos e teria sido criado por famosos gangsters, que utilizavam uma rede de lavanderias em Chicago para esconder o dinheiro de suas atividades ilegais nos anos 20.

FaxPrêmio/Assessoria de Imprensa das Loterias da Caixa