Home Loteria Caixa vai reformular Timemania para aumentar arrecadação
< Voltar

Caixa vai reformular Timemania para aumentar arrecadação

23/05/2012

Compartilhe

A Caixa Econômica Federal realizou estudos para remodelar a loteria Timemania, que ganhará inclusive um novo nome. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pelo superintendente nacional de Loteria da Caixa, Gilson César Pereira Braga, em audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Desporto.

Segundo informou, com alguns ajustes, a Timemania poderá melhorar a sua arrecadação. “Nós queremos fazer uma loteria muito voltada aos escudos dos times, para que o jogador possa jogar diretamente no seu clube”, afirmou. Outra ação importante, na opinião do superintendente, seria o engajamento de todos para que possa ser feito o reposicionamento do produto junto às torcidas.

Já o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Pedro Trengrouse defendeu o fim da Timemania e que um percentual da Mega-Sena seja destinado ao programa de recuperação das dívidas dos clubes. “Ao invés de ficar tentando melhorar um prognóstico que não deu certo, acaba com ele, diminui a quantidade de oferta na rede lotérica para valorizar os produtos que lá estão. Vai aumentar também a arrecadação da Mega-Sena e colocar um percentual menor da Mega-Sena para o programa de recuperação das dívidas dos clubes”, disse.

O presidente da comissão e um dos autores do requerimento para a audiência, deputado José Rocha (PR-BA), apresentou sugestões para resolver o problema do endividamento dos clubes com o governo. Entre elas, o deputado sugeriu que o sorteio da Timemania seja realizado nos estádios, nos dias de jogos; e que as arenas que estão sendo construídas para a Copa do Mundo de 2014 tenham lojas de loteria federal. O parlamentar também considerou importante que seja utilizado o telão do placar eletrônico para divulgar a Timemania.

“Uma sugestão muito importante também é formatar a Timemania mais ou menos no modelo da Mega-Sena. Você coloca cinco dezenas para o apostador e a sexta dezena seria o clube do coração. Com isso, vai torná-la mais difícil de ser contemplado o apostador. Assim vai ter uma acumulação maior do prêmio e isso também surge como um atrativo maior”, ressaltou.

Dívidas de clubes de futebol

A Timemania foi criada em 2007 para arrecadar dinheiro na forma de apostas em partidas de futebol com o objetivo de liquidar a dívida que os clubes brasileiros de futebol têm com o governo federal, que totalizava, à época, R$ 968,2 milhões.

José Rocha afirmou que a Timemania não chegou a arrecadar nem 1/3 do previsto na época de sua criação. Segundo dados da Caixa Econômica Federal, em 2011 foram arrecadados aproximadamente R$ 160 milhões.

Outro autor do requerimento, o deputado Deley (PSC-RJ) lembrou que a Timemania realizou até o momento um abatimento ínfimo e ineficaz, em relação aos débitos com o fisco, algo em torno de 10% da dívida, desde 2007.

O deputado fluminense afirmou ainda que existem dados de que a renda da Timemania representa atualmente apenas 3% do total arrecadado pela Caixa Econômica nas loterias do País. (Agência Câmara – Oscar Telles)