Decreto do Governo suspende trabalhos da Loteres.

Loteria I 21.07.03

Por: sync

Compartilhe:

O secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Rodney Rocha Miranda, e a Procuradora-Geral do Estado, Gladys Bitran, informaram oficialmente hoje (18) que as atividades da autarquia estadual Loteres (Loteria do Estado do Espírito Santo) foram suspensas por meio do decreto 1189.
Um dos objetivos de suspensão dos trabalhos da Loteres foi o de dar oportunidade ao Ministério Público Federal de comprovar ou não a tese de que o órgão serve para lavagem de dinheiro do crime organizado.
Para o secretário de Segurança, a Loteres está pagando hoje um preço alto pela sua atuação no passado, embora não possa comprovar nada sobre possíveis irregularidades nessa época. Ele explicou que, a partir do início do Governo Paulo Hartung, foi feito um saneamento da Loteres. Revelou que o órgão vem sendo usado para fiscalizar jogos e arrecadar tributos que são, em sua quase totalidade, revertidos para a área social.
Já Gladys Bitran explicou que as empresas que exploram bingos são sociedades comerciais. “Como qualquer sociedade comercial, elas devem ter, obrigatoriamente, registros nas Juntas Comerciais. Quem explora bingo não é a Loteres. Portanto, a suspensão das atividades da Loteres não interfere nem influencia diretamente no funcionamento dos bingos. Posso garantir que a Loteres hoje não serve à lavagem de dinheiro", declarou a Procuradora-Geral do Estado.
Parceria
O secretário de Segurança, por sua vez, deixou claro que a suspensão dos trabalhos da Loteres é uma medida do Governo do Estado também para prestigiar e mostrar a parceria que há com o Ministério Público Federal.
“Nós somos parceiros. Vamos dar esse tempo nas atividades da Loteres até para que não reste dúvidas sobre a atuação do órgão no momento”, completou Rodney.
Para Gladys Bitran, a investigação da lavagem de dinheiro tem de ser feita na empresa que supostamente está fazendo a lavagem, e não na empresa que está fiscalizando a atuação. “Comparativamente, podemos imaginar a fiscalização da Loteres como a fiscalização do fisco federal ou do estadual. A Loteres vai nas casas de bingo para verificar o faturamento e saber se ela está recolhendo ao Estado aquilo que é devido ao Estado”, avaliou.
Rodney Miranda lembrou, ainda, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, vem combatendo nos últimos seis meses e meio de forma rigorosa a lavagem de dinheiro e o crime organizado.
“Temos de ressaltar que só em relação às máquinas caça-níqueis fizemos a maior apreensão do Brasil. Foram mais de mil máquinas apreendidas em fevereiro. Nós já pedimos, inclusive, a destruição dessas máquinas. Estamos com todo o rigor contra qualquer tipo de ilegalidade”, disse Rodney Miranda.Assessoria de Comunicação da Sesp.

Comentar com o Facebook