Home BNL Encontro da CIBELAE em El Salvador foi um sucesso
< Voltar

Encontro da CIBELAE em El Salvador foi um sucesso

06/07/2017

Compartilhe

Os inscritos que participaram do Seminário internacional “A grande aposta pelo desenvolvimento social”, organizado pela CIBELAE e pela Loteria Nacional de Beneficência (LNB) de El Salvador foi um sucesso devido a excelência da organização, a qualidade do programa acadêmico, dos palestrantes e pelo calor dos anfitriões. O encontro foi realizado nos dias 22 e 23 de junho, no Hotel Crowne de San Salvador.

Antes do encontro, 14 membros da CIBELAE foram recebidos pelo presidente Salvador Sánchez Ceren, que permitiu a troca de visões acerca do projeto de Lei sobre regulação do jogo que a Loteria Nacional de Beneficência está trabalhando com muito ímpeto para regular e administrar todos os jogos de azar do país.

“O encontro foi interessantíssimo. Reunir-se com um presidente não é simples, entretanto, teve a amabilidade de nos receber. As pessoas estavam surpresas porque ele recebeu toda a Junta Diretiva, uma comitiva de 14 pessoas e conversamos quase uma hora. O encontro foi muito afável, o presidente é uma pessoa muito tranquila, muito comunicativa, gosta de escutar e ouviu todos e cada um de nós e nos desejou sucesso no futuro, tanto para a CIBELAE como da Loteria Nacional” afirmou o presidente da LNB, Rogelio Fonseca.

Após o encontro, houve a segunda reunião de Junta Diretiva do ano, encabeçada pelo presidente da Corporação Luis Gama. Entre outros assuntos, o encontro resolveu incorporar como Membro Associado a ColJuegos da Colômbia; avançou-se nas definições sobre o XVI Congresso no Panamá e foi anunciada a incorporação da Loteria Nacional de Beneficência de El Salvador como novo membro do Comitê de Segurança da WLA.

Quanto ao desenvolvimento do Seminário “A grande Aposta pelo Desenvolvimento social”, o presidente de LNB, Rogelio Fonseca fez um balanço mais que positivo ao afirmar que “a participação foi genial, a organização foi 100% junto com minha equipe de trabalho e da CIBELAE e a qualidade das apresentações foram espetaculares, isso foi mencionado por vários membros. Por isso meu primeiro balanço é positivo e, sobretudo, porque isso nos ajuda a ver o futuro de nosso Organismo”.

Participaram do seminário mais de 60 pessoas que com grande interesse intercambiaram experiências a respeito do impacto dos jogos de azar sobre o Desenvolvimento Social; o compromisso das loterias com o Desenvolvimento Social no Paraguai; Uruguai; Portugal e México; o Projeto de Lei de Jogos de Azar em El Salvador e a Responsabilidade Social: Proteção dos jogadores e apostadores e a retribuição à sociedade sob a experiência da SELAE, da Espanha. Também falou-se sobre o controle de fraudes, o impacto na imagem dos operadores dos jogos de azar e sua repercussão nos projetos de responsabilidade social, entre outros temas de interesse para a região.

“É a primeira vez que estamos em El Salvador, a organização foi excelente, houve oradores de muito bom nível, a Loteria Nacional apresentou seu projeto de Lei que gerou polêmica, discussões e dúvidas, e isso foi muito bom. Acho que as mesas redondas estavam muito bem formadas e deram um panorama geral da região, usando um tema muito destacado por Rogelio Fonseca através de sua Loteria e dentro da Corporação, que é o desenvolvimento social. Tema muito bem escolhido”, comentou o presidente da CIBELAE, Luis Gama.

Agora a CIBELAE se prepara para participar de um encontro interno na cidade de Tulum, no México, nos próximos 22 a 24 de agosto e do já tradicional Colóquio de jogos de Azar organizado pela CONAJZAR do Paraguai para os próximos dias 12 e 13 de setembro.

O fechamento do ano será nos dias 10 a 13 de outubro no Panamá, onde acontecerá o XVI Congresso da Corporação, que espera a eleição de novas autoridades para o período 2018-2019.