Febrabingo uma realidade.

Bingo I 05.08.03

Por: sync

Compartilhe:

Febrabingo uma realidade.
Jaime Sirena*
A atividade de Bingo, regulamentada desde a Lei Zico, transformou-se na mais importante fonte de receitas para inúmeras entidades esportivas. O Bingo, desde então, vem cumprindo a sua finalidade, que é a de fomentar o desporto, além de proporcionar entretenimento e lazer a milhares de pessoas. O Bingo também é responsável pela geração de mais de setenta mil empregos diretos em todo o País. Neste cenário, os empresários do setor começaram a se unir em torno de Associações, procurando debater os assuntos comuns desta nova atividade empresarial.
Inicialmente, no ano de 1997, criou-se a Associação Brasileira de Bingos – ABRABIN. Em seguida, no ano de 1999, surgiu a Associação Gaúcha de Entidades Esportivas e Administradoras de Bingo – AGEBI, sendo uma das primeiras entidades de âmbito estadual. Logo após, no ano de 2000, surgiram a Associação Catarinense de Bingo – ACBINGO, a Associação Paulista dos Empresários de Bingo – APEBIN, a Associação de Bingos do Rio de Janeiro – ABERJ e a Associação Mineira das Administradoras de Bingo – AMIBIN. E, no ano de 2003, foram criadas a Associação Paranaense das Empresas Administradoras de Bingos e Máquinas Eletrônicas Programáveis – APRABIN e a Associação de Bingos da Bahia.
Cada uma destas Associações vem desempenhando papel fundamental na consolidação da atividade de Bingo. A ABRABIN, mais voltada para a atividade política, tem focado seus esforços na tentativa de estabelecer uma nova legislação; A AGEBI, preocupada com os aspectos institucionais, já realizou dois Simpósios Nacionais, reunindo em cada um deles, as maiores autoridades que lidam com o Bingo. As demais Associações, com muita competência, vem realizando ações específicas em seus Estados. Todas, no entanto, estão voltadas para a união de seus associados, oferecendo serviços e principalmente, tornando-se ponto de convergência para o debate das questões atinentes a este setor empresarial, que agora está completando dez anos.
Mais recentemente, alguns Estados iniciaram a formação de Sindicatos, tanto patronais quanto de empregados, demonstrando, mais uma vez, a necessidade de se organizarem, agora numa entidade classista, prevista em legislação federal, notadamente de maior complexidade e responsabilidade. A defesa e a coordenação de interesses econômicos e profissionais de todos aqueles que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos, ou como profissionais liberais, exerçam atividade no Setor de Bingo, será de competência exclusiva destes Sindicatos. Muito embora o Sindicato detenha esta força legal, não excluirá a existência das Associações, que continuarão prestando seus serviços, fazendo parceria com os Sindicatos.
E é exatamente neste cenário e contexto que surge a Federação Brasileira de Bingos – FEBRABINGO. Cumprido o primeiro requisito legal, que consistiu na união de cinco sindicatos estaduais, iniciou-se o processo legal para a criação da Federação. São integrantes da Federação os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Bahia. Outros Estados, no entanto, já estão aderindo e participando da conquista deste significativo passo para a inserção de nossa atividade empresarial no processo associativo, devido ao caráter de maior representatividade e força legal que o Sindicato representa. É um momento de grande satisfação e orgulho, portanto, divulgar este breve histórico da FEBRABINGO, no qual relatamos os motivos de sua criação e o interesse demonstrado na construção de um espaço digno e legal para o exercício de nossa atividade empresarial – o Bingo.
(*) Jaime Sirena é presidente da Agebi da Frebabingo e diretor da Abrabin.

Febrabingo será criada hoje em Brasília.
Será criada oficialmente hoje em Brasília, a Federação Brasileira dos Bingos.  A FEBRABINGO, estará cumprindo as formalidades legais, para viabilizar a instituição e para isso elegeu a sua Diretoria, a qual ficou assim constituída:
Jaime Sirena – Presidente – Mega Bingo (RS)
Wilson da Silva Pereira – Vice-Presidente – Golden Bingo (SC)
César Zambom – Vice-Presidente – Ventura Bingo (PR)
Jorge Carlos Miotto – Vice-Presidente – Bingo Tupis (MG)
Paulo Roberto Nascimento – Vice-Presidente –Bingo Barra (BH)
Márcio A. da Silva – Vice-Presidente – Alfândega Bingo (RS)
Paulo Bond – Diretor Secretário
Carlos Eduardo Canto – Diretor Financeiro
Hélio Bueno – Diretor de Propaganda e Publicidade.  

Comentar com o Facebook