Futebol brasileiro celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Destaque, Loteria I 04.12.18

Por: Elaine Silva

Compartilhe:
Atlético Mineiro e Botafogo vestiram as camisas com o tema do esporte paralímpico

A celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira, 3 de dezembro, entrou em campo neste fim de semana no Campeonato Brasileiro de Futebol. Em quatro jogos da última rodada do Brasileirão, os jogadores vestiram a camisa com a frase da campanha “A Diferença Faz Parte do Jogo”: Atlético Mineiro X Botafogo e Flamengo X Atlético Paranaense, no sábado; Bahia X Cruzeiro e Sport X Santos, no domingo.
A ação foi idealizada pelas Loterias CAIXA, maior patrocinadora do esporte paraolímpico brasileiro. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,7% da população brasileira possui deficiência. Destes, aproximadamente 6,5 mil são paratletas profissionais.

2018-12-3_a_diferenca_faz_parte_do_jogo_interna-2.jpg

A campanha foi divulgada nas redes sociais por influenciadores como o paratleta Fernando Fernandes, a modelo Paola Antonini e os atores Daniel Oliveira e Alexandre Slaviero. Em campo, os jogadores usaram camisas com o tema da campanha “A Diferença Faz Parte do Jogo”. Alguns jogadores tiveram seus números de camisa alterados, acompanhados de uma letra, fazendo referência aos códigos que designam as diversas modalidades paradesportivas e suas classes.
Na Ilha do Retiro, no Recife, na partida de domingo entre Sport e Santos, acompanharam a entrada dos jogadores crianças com e sem deficiência e também o velocista e recordista paralímpico Petrúcio Ferreira dos Santos. O paraibano foi a maior revelação brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, levando duas medalhas de ouro, nos 100 e 200m, e duas de prata, nos 400m e 4x100m.

2018-12-3_a_diferenca_faz_parte_do_jogo_interna-3.jpg

A ação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é realizada em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entidade que rege o desporto paralímpico no Brasil, e que é patrocinada pelas Loterias CAIXA. A iniciativa une a CAIXA, maior patrocinadora do esporte no país, times que levam a camisa CAIXA, e as Loterias CAIXA, maior patrocinadora do paradesporto brasileiro, num esforço para sensibilizar para a causa da pessoa com deficiência e promover o esporte paralímpico. (Agência CAIXA de Notícias)

Comentar com o Facebook