Governo libera recursos da Loterj para o setor de hematologia do Hupe

Destaque, Loteria I 24.10.18

Por: Elaine Silva

Compartilhe:
A solenidade de liberação do recurso foi realizada no anfiteatro do Núcleo Perinatal do Hupe, em Vila Isabel. Estiveram presentes (da esq.), Edmar Santos, Diretor do HUPE; Gabriel Neves, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e e Desenvolvimento Social, Reitor Rui Garcia Marques; Governador Luiz Fernando de Souza; Primeira-Dama, Maria Lúcia C. Horta Jardim, Sérgio D’Abreu Gama, Secretário de Saúde; Sérgio Ricardo de Almeida, Presidente da LOTERJ e a Chefe da Hematologia, Patricia Horn

Referência na área de saúde e o único da rede estadual a fazer transplante de medula óssea autólogo em adultos e crianças, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculada à Universidade do Estado do Rio (Uerj), recebeu nesta terça-feira, cerca de R$ 632 mil para a ampliação do setor de hematologia da instituição. Segundo o governo, com esse valor o hospital irá triplicar o número de transplantes de medula óssea feitos por mês. Atualmente, o Hupe realiza apenas dois procedimentos, sendo até o fim do ano, a realização de seis transplantes autólogos, no qual o paciente recebe sua própria medula óssea como parte do tratamento.

Ainda de acordo com o governo, além de melhorias estruturais na enfermaria onde são realizados os transplantes de medula óssea, serão instalados filtros de ar hepa em seis leitos. O equipamento é muito importante no processo pré, durante e pós transplante porque possui uma tecnologia de alta eficiência na separação de partículas de ar, diminuindo consideravelmente as chances do paciente contrair uma infecção.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão é entrevistado pelo Programa Domingo de Prêmios, observado pelo presidente da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida

O diretor-geral do Hupe, Edmar Santos, comemorou o recurso doado pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) em parceria com o RioSolidário. “A gente conseguiu unir forças para a realização dessa parceria. Essa expansão será fundamental, pois iremos triplicar a capacidade de transplantes de medula óssea, além de garantir qualidade no atendimento para os nossos pacientes”, disse.

A chefe da unidade de divisão assistencial de hematologia, Patrícia Horn, diz que, com a abertura dos novos leitos, o hospital terá capacidade até de absorver paciente de outras unidades, como o Inca. Já o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids), Gabriell Neves, destacou que em tempos de crise é necessário superar as adversidades. “O Hupe é de grande importância no atendimento de saúde do estado e na formação de novos profissionais. Hoje só temos que agradecer à presidente do RioSolidário e primeira-dama do Estado do Rio, Maria Lúcia, sem o olhar sensível dela, nós não conseguiríamos abrir os abrigos da Sectids, além de sua ajuda na expansão do setor de hematologia do Hupe”, destacou.

O presidente da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida e o Reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques assinam o convênio

Gabriell Neves anunciou ainda que será celebrado um convênio através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no valor de R$ 2,5 milhões, para a área de hipotermia pediátrica do Hospital Pedro Ernesto. A liberação do recurso foi assinada no anfiteatro do Núcleo Perinatal do Hupe, em Vila Isabel. Estiveram presentes o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida, a primeira-dama Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, do secretário de Saúde, Sérgio Gama e o Reitor Ruy Garcia Marques. (O Dia – RJ)

Comentar com o Facebook