Home BNL Jornalista lança hoje biografia do empresário Alejandro Ortiz Fernandez
< Voltar

Jornalista lança hoje biografia do empresário Alejandro Ortiz Fernandez

08/10/2009

Compartilhe

O livro, de autoria do jornalista Ricardo Viveiros, será lançado no próximo dia 8 de outubro (quinta-feira), no Museu da Casa Brasileira, a partir das 19 horas. Vigésimo livro do autor, a obra registra a celebração de 40 anos de atuação de Ricardo Viveiros na literatura nacional, e marca o lançamento da Editora Azulsol.
Não bastasse a gravidez que beirava os nove meses, Ana Maria Sanches foi empurrada pela própria irmã, escadas abaixo, na estação do metrô Manoel Bezerra, em uma tentativa dramática de salvá-la dos bombardeios que assolavam Madri em 20 de março de 1938. Ali, com a ajuda de paramédicos, ela deu à luz seu primeiro e único filho: Alejandro Ortiz Fernandez.
O trecho de abertura do livro "Coragem – a Vida de Alejandro Ortiz Fernandez" (Editora Azulsol, 256 páginas) dá o tom de uma história que conduzirá o leitor a uma narrativa biográfica repleta de aventura, drama, conflitos familiares, altos e baixos de uma vida real, mas com ingredientes de ficção. Uma trajetória percorrida por caminhos em que a coragem para vencer os obstáculos foi, certamente, o principal trunfo deste imigrante espanhol que realizou o "sonho americano" no Brasil.
Alejandro superou as agruras da guerra civil, a fome, as enfermidades, as loucuras da mãe, os vícios do pai, as intrigas familiares. Ainda jovem, atirou-se por caminhos em que encontrou diante si tempestades no mar, ações políticas, perseguições, assaltos, acidentes, injustiças e, até mesmo, à trágica morte do filho caçula.
Sua vida foi um palco onde contracenou com personalidades, como o ditador espanhol Francisco Franco, o guerrilheiro argentino "Che" Guevara, o mafioso italiano "Lucky" Luciano, os presidentes brasileiros Juscelino Kubitschek e João Goulart ("Jango").
Neste livro está uma trajetória rica de humanidade desde a sua origem. Muitas lutas, conquistas e perdas são relevantes momentos que se mesclam ao que aconteceu no mundo e no Brasil nestes últimos 70 anos. Alejandro nasceu menino pobre, saiu do asilo religioso, foi militar, sucateiro, agricultor, motorista de diplomata, mecânico de barco de pesca, garçom de hotel de luxo e teve muitas outras profissões. Venceu e se tornou empresário com presença internacional.
Para o autor, o jornalista e escritor Ricardo Viveiros, produzir a biografia de Alejandro Ortiz Fernandez foi um feliz desafio. Teve total liberdade para escrever sobre este fascinante personagem, complementando as entrevistas com pesquisas e confirmação de dados de uma rica história.
Alejandro é hoje um destacado industrial da área de entretenimento, diretor da Global Zitro – fabricante e revendedora de máquinas de jogos eletrônicos, presente em vários países. O personagem central deste livro segue produtivo e conquistando muitos amigos; às vezes, até alguns inimigos. É um homem solidário, amigo e dono de uma teimosa esperança no futuro.
Com esta obra, a 20ª de sua carreira, Ricardo Viveiros celebra quatro décadas de atuação na literatura. "Para qualquer jornalista, em especial aquele que é repórter por vocação, nada é mais provocador e gratificante do que descobrir e contar uma boa história. E não existe uma boa história sem grandes personagens. São eles que permitem revelar fatos que, embora sejam pura verdade, parecem ficção. Porque o real que não é comum, confunde o leitor e leva-o a supor que alguém criou tudo aquilo apenas para o seu entretenimento", afirma Viveiros.

Sobre o autor
Ricardo Viveiros é jornalista com larga atuação nas mídias impressa e eletrônica. Foi repórter, editor, diretor de redação, âncora, comentarista, articulista e correspondente internacional (cobriu quatro guerras civis) em grandes veículos. Recebeu medalha da Organização das Nações Unidas (ONU) por matérias sobre "Direitos Humanos", no Ano Internacional da Paz (1986), e ganhou duas vezes o "Prêmio Esso de Jornalismo" por trabalhos em equipe, além de dezenas de outras láureas. Empresário de comunicação, fundou (1987) a Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, uma das maiores empresas no ranking brasileiro do setor e detentora de importantes prêmios técnicos. É professor da Universidade Anhembi-Morumbi nos cursos de pós-graduação de Comunicação Corporativa.
Entrevistou mais de uma centena de líderes setoriais no Brasil e no Exterior. É ghost writer e autor de perfis/biografias para mais de uma dezena de personalidades. Alguns de seus trabalhos estão incluídos em antologias e livros didáticos. Com expertise em Arte, há mais de 15 anos escreve as matérias de capa da Revista Abigraf, com importantes pintores brasileiros. É Diretor de Redação da Revista da Indústria, editada mensalmente pela FIESP.
Ricardo Viveiros, autor de 20 livros (seis biografias), é membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (Brasília, DF) e da Federação Internacional dos Jornalistas (Bruxelas, Bélgica).