Home Loteria Loteria espanhola é marcada por prêmio polpudo e “número de Bin Laden”
< Voltar

Loteria espanhola é marcada por prêmio polpudo e “número de Bin Laden”

26/12/2001

Compartilhe

MADRI – A loteria anual espanhola “El Gordo” arrecadou o que está sendo considerado o maior prêmio já pago em um jogo deste tipo – nada menos do que 1,26 bilhão de bilhão em dinheiro, que movimentou até a indústria turística do país, uma vez que as pessoas viajaram na tentativa de adquirir seus bilhetes em locais que já venderam cupons vencedores.
Neste sábado, o país aguardou ansiosamente o sorteio em frente à televisão em suas casas ou reunidos em bares para descobrir quais seriam os cinco números mágicos que fariam a fortuna de alguém. O vencedor, sorteado tradicionalmente por crianças, foi o número 18.795.
Mas a combinação de números que mais vendeu este ano foi 11.901, conhecida como o “número de Bin laden” por marcar a data dos atentados terroristas planejados pelo saudita contra os Estados Unidos.
Um dos vencedores já foi identificado: é uma companhia de dança folclórica da ilha de Tenerife, nas Canárias. Os membros da trupe compraram 500 bilhetes, entre os quais estava o número vencedor, que pagará 80 milhões de dólares aos artistas.
Com um sistema complexo de divisão, o prêmio do El Gordo pode ser dividido por até 1.700 pessoas.
Centenas de bilhetes vencedores foram vendidos na província de Murcia. “Isso vai dar impulso a economia da região e ao Produto Interno Bruto. Imagine quanta gente na Murcia vai comprar uma casa nova, uma casa na praia ou um carro”, comentou o administrador da região, Ramon Luis Valcarcel.
Mais de 42 milhões de pessoas compraram 100 milhões de bilhetes este ano – o último em que o prêmio será distribuído em pesetas, já que a partir de janeiro de 2002 o euro vai se tornar a moeda oficial do país.
CNN