MPF denuncia ex-gerente da Caixa por golpe de R$ 350 mil em lotéricos

Lotérica I 03.06.11

Por: sync

Compartilhe:

Um ex-empregado da Caixa Econômica Federal (Caixa) em Palmeira dos Índios está sendo processado pelo Ministério Público Federal (MPF) por desviar 350 mil reais do banco. José Cícero Alves do Nascimento desviou o dinheiro por meio de lançamentos a débito na conta de lotéricos, sem autorização dos mesmos, apropriando-se dos valores. A denúncia foi oferecida na terça-feira (31) pelo procurador da República em Arapiraca Samir Cabus Nachef Júnior.

O ex-gerente do setor conhecido como retaguarda sofreu processo disciplinar e foi demitido do emprego público. Pelo crime de peculato, José Cícero pode cumprir pena de reclusão de até 12 anos, além de pagar multa, se condenado. Previsto pelo artigo 312 do Código Penal, o peculato consiste na apropriação ou desvio por funcionário publico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, em proveito próprio ou alheio,

No inquérito policial, ficou comprovado que os funcionários do setor de retaguarda têm contato direto com numerário pertencente à agência, por meio de matrícula, além do acesso livre às contas dos chamados lotéricos. Em depoimento, José Cícero confessou que praticava irregularidades, no exercício da função, havia cerca de três anos. Segundo ele, os desvios aconteciam tanto na forma de lançamentos a débito nas contas dos denominados lotéricos, sem a autorização dos mesmos, como na utilização do numerário disponível em sua matrícula.

Os desvios foram descobertos após a confissão de José Cícero a outro empregado do mesmo setor, que levou a denúncia à superintendência da empresa, em Maceió. Ainda durante o processo administrativo disciplinar, foram constatados quatro débitos em contas de lotéricos, de valores diversos, que somam 350 mil reais. Todos assinados apenas pelo ex-gerente e autenticados na fita de caixa sob a sua responsabilidade. (Fonte:Ascom MPF/AL)

Comentar com o Facebook