Home Lotérica Negócio lotérico – o trabalho dos Consultores de Campo da Caixa.
< Voltar

Negócio lotérico – o trabalho dos Consultores de Campo da Caixa.

07/12/2004

Compartilhe

Ao fazermos nossas apostas em uma das cerca de 10 mil casas lotéricas espalhadas pelo Brasil, raramente percebemos o complexo mecanismo de apoio que a Caixa oferece aos empresários lotéricos para que todas operações sejam feitas de forma eficiente e transparente, segundo as diretrizes da Caixa. O elo de ligação entre as casas lotéricas e a Caixa são os Escritórios de Negócio (EN´s), através dos Consultores de Campo, responsáveis pela coordenação das Agências e Unidades Lotéricas. O artigo a seguir ilustra como é a atuação dos Consultores de Campo da Caixa nos negócios lotéricos.

 

Utilizando games, textos e cases, o consultor de campo e instrutor gestorial Rogerio Oliveira enfatizou que a obtenção de resultados sustentáveis só é possível através das pessoas. O modelo de gestão empresarial implementado na CAIXA foi estendido aos parceiros, assegurando alinhamento conceitos e ações, gerando espaços para trocas de experiências e promovendo reflexões quanto ao papel do gestor no desenvolvimento das pessoas. A base teórico utilizada foi a de Vygotsky, criador da Concepção Interacionista no desenvolvimento de pessoas, que defende ser o homem sujeito de sua própria história, transformando a si mesmo e à realidade ao seu redor.

 

Foram desenvolvidos exercícios práticos para orientar os lotéricos na definição do perfil e habilidades de seus colaboradores para o desempenho de suas rotinas diárias. As diretrizes poderão ser utilizadas pelos gestores na seleção, na capacitação e no desenvolvimento dos membros de sua equipe.

 

Na segunda parte da oficina, a empresa Directa Assessoria Contábil e Serviços, especializada no ramo lotérico, apresentou a visão contábil da gestão de recursos humanos, enfatizando procedimentos legais quanto a jornada de trabalho, salários, comissões, horas extras, seguro de vida, impostos etc.

 

No último bloco, deixou-se pauta livre, utilizado pelos delegados sindicais para discussão e proposição de soluções para as questões peculiares ao empresariado.

 

A realização dessas oficinas objetivam o alinhamento das unidades lotéricas às diretrizes da Instituição, previstas pelo Guia de Gestão Empresarial da Universidade Corporativa CAIXA e busca o cumprimento da missão da empresa de "promover a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira".Aposte Bem