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Operadoras investem em mercado de eSports na conquista de clientes

05/08/2020

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O patrocínio de uma equipe de esportes eletrônicos dará credibilidade e visibilidade que os games costumam trazer quando o assunto é conectividade

Os e-Sports estão com tudo no momento, e a projeção é que sua popularidade aumente cada vez mais. De olho nisso, operadoras de celular resolveram criar parcerias com equipes variadas de e-Sports. Um exemplo é a VIVO, empresa de telecomunicação que patrocina a equipe Keyd desde 2014 em diferentes modalidades, sendo elas CS:GO, League of Legends e Free Fire. Já a Mob Telecom decidiu fazer uma parceria com um time de Free Fire, comprando os direitos da equipe Yakuza e-Sports, e alterando seu nome para Mob e-Sports. O CCO da Mob Telecom, Sayde Bayde acredita que ao patrocinar uma equipe de esportes eletrônicos, a empresa ganhará credibilidade e visibilidade que os games costumam trazer quando o assunto é conectividade. “O gamer é um balizador, com alto nível de exigência sobre a qualidade da rede” disse Bayde.

Mais parcerias entre operadoras e equipes

Atualmente, a Claro não está patrocinando nenhuma equipe ou campeonato de esportes eletrônicos. No entanto, a empresa já esteve associada ao Clutch (CS:GO), à Superliga e ao Circuito Desafiante, sendo os dois últimos torneios de League of Legends. De acordo com a desenvolvedora, Riot Games, o League of Legends conta com mais de 100 milhões de jogadores mensais, comprovando a importância da indústria, que está presente até mesmo no campo das apostas. Jogadores e telespectadores podem acessar uma lista atualizada de bônus de boas-vindas de sites de apostas para se divertir online de outras formas além do e-game. Mesmo com a popularidade do segmento, a Claro está esperando a crise passar para voltar a investir, já que sabe da importância deste nicho de mercado. “Lá atrás, em 2018, nossas pesquisas mostravam que era um segmento super importante, super formador de opinião. O jogador é antenado, tem um poder de engajamento absurdo e é usuário dos nossos serviços de banda larga fixa e móvel. É um segmento super-estratégico” disse Fábio Nahoum, diretor de marketing da companhia.

O caso da VIVO e da Keyd é uma das parcerias mais duradouras dentro dos esportes eletrônicos. A diretora de Imagem e comunicações da VIVO, Marina Daineze, acredita que durante o tempo de colaboração entre a empresa e a Keyd, eles construíram uma relação importante. “Através da Keyd, conseguimos chancelar o produto Vivo Fibra como opção em internet para o público gamer e tangibilizar os atributos de inovação, tecnologia e modernidade da marca. Entre as principais iniciativas, realizamos o projeto #MyGameMyName, mostrando situações de assédio e opressão que gamers mulheres vivem durante partidas online e produzimos a websérie Game Changers, abordando diversos aspectos do cenário brasileiro de jogos eletrônicos e criamos a campanha #eQuality, conscientizando as pessoas sobre a diferença salarial entre homens e mulheres”, falou Marina.

League of Legends

Mais conhecido pela comunidade gamer como LoL ou LoLzinho, o jogo vem se popularizando desde que chegou ao Brasil em 2012. Com tanto sucesso, não tardou para a Riot Games passar a organizar diversos campeonatos, como o Mundial de Lol e o Mid-Season Invitational. Já no Brasil, o CBLOL é o principal campeonato de League of Legends e o sonho de todas as franquias participantes do torneio. O campeonato costuma trazer a elite dos jogadores profissionais brasileiros, e o time campeão garante uma vaga para um campeonato internacional.

Segundo a NewZoo, uma empresa especialista na análise de mercado dos esportes eletrônicos, em setembro de 2019, o League of Legends foi o título de computador mais jogado do mundo. Além de ser popular entre os players, o jogo também traz uma variedade de referências à cultura pop que geram identificação. Um exemplo é o campeão Shaco, que é claramente inspirado no vilão Coringa, inimigo declarado do Batman. O campeão usa roupas de palhaço e as cores do seu visual são inspiradas na namorada do Coringa, a Arlequina. Além disso, uma das principais falas do campeão é “por que está tão sério?”, frase que foi dita no pelo vilão no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas.