Home Bingo Prefeito sanciona lei que autoriza bingos em Curitiba.
< Voltar

Prefeito sanciona lei que autoriza bingos em Curitiba.

11/09/2003

Compartilhe

O prefeito Cassio Taniguchi sancionou na tarde desta quarta-feira a lei 10.770, que autoriza a liberação de alvarás de funcionamento para casas de bingos e videoloteria em Curitiba.
O vereador Fábio Camargo (sem partido), que propôs a lei aprovada pela Câmara Municipal no final de agosto, disse que, a partir de agora, as casas podem ser reabertas. Em declaração à rádio CBN, ele afirmou que advogados dos proprietários das casas já solicitaram cópias do projeto para garantirem o funcionamento do jogo.
"Vencemos uma batalha. Ela oferece respaldo para uma guerra jurídica pela abertura dos bingos, até que ocorra a regulamentação federal, que também estamos buscando", disse o vereador.
Como disse próprio vereador e também o prefeito Cassio Taniguchi, apesar de liberar a concessão de alvarás, essa lei ainda depende da regulamentação do jogo pela União. O que, de acordo com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, não está nos planos do governo federal (leia a matéria).
Durante pronunciamento sobre a lei, Camargo chegou se referir ao governador Roberto Requião como "exterminador do futuro" por ter decretado o fechamento das casas de bingo em todo o Estado.
A presidente do Sindicato dos Funcionários das Casas de Bingo, Janete do Rocio Novakoski, calcula que, em Curitiba, o jogo empregue diretamente 2,5 mil pessoas.
Segundo o vereador Fábio Camargo, a abertura das casas de bingo "trará justiça ao município", que teria deixado de arrecadar R$ 1,5 milhão em impostos por mês com o fechamento das casas.
Requião e o secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, afirmam que as casas de jogos fraudam seus orçamentos para realizarem lavagem de dinheiro.
O governo estadual, através do procurador-geral Sérgio Botto de Lacerda, deu sinais de que vai usar a força policial para manter fechadas as casas de bingo que permanecem abertas mesmo sem liminar da Justiça que garanta seu funcionamento – Palácio, Kennedy e Carlos Gomes, em Curitiba, e Las Vegas, em Ponta Grossa.
Segundo informações da rádio CBN, a polícia já chegou ao bingo Kennedy e pode chegar a outras casas a qualquer momento.BondeNews – Folha de Londrina