Home Bingo Regulamentação das casas de bingo é debatida na Alerj pelos funcionários.
< Voltar

Regulamentação das casas de bingo é debatida na Alerj pelos funcionários.

20/09/2004

Compartilhe

A regulamentação das casas de bingo foi o tema debatido durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores em Bingo, no último sábado, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Coordenado pelo deputado Alberto Brizola (PTN), o evento lotou o Plenário Barbosa Lima Sobrinho e suas galerias com mais de 400 trabalhadores de bingos de todo o país. "A Alerj abriu suas portas para estes cidadãos que trabalham de forma honesta para sustentar suas famílias. Sinto-me no dever de defender o direito de trabalho de cada um", discursou o parlamentar.
O presidente da Associação de Trabalhadores em Casa de Bingo (Atbingos-RJ), Márcio Leite de Castro, defendeu a importância da regulamentação para o setor e seus empregados. "Os trabalhadores de bingo estão com suas contas vencendo e muitos estão até passando fome", afirmou Castro. O protesto contou com o apoio da diretora jurídica da Atbingo-RJ, Edna Barbosa, que pediu a todos os trabalhadores e colaboradores do setor para que não desistam da luta pela regulamentação. "Precisamos da certeza de ir para a casa sabendo que teremos nosso emprego garantido. Bingo é legal, é emprego e dignidade", disse Edna.
Segundo a representante dos empresários de bingo do estado de São Paulo, Bilu Vilela, o Brasil tem, atualmente, 120 mil pessoas trabalhando no setor. "Vamos garantir a regulamentação dos bingos. Por que não fiscalizar ao invés de fechar? A atividade também arrecada imposto e colabora para a economia", afirmou Vilela. A importância do bingo na terceira idade foi defendida pela atriz Dercy Gonçalves, que no auge dos seus 98 anos é freqüentadora assídua. "É no bingo que me divirto e passo meu tempo. A gente quer viver, brincar e se divertir", afirmou a atriz, aplaudida de pé por todo o plenário.
"Com o fechamento dos bingos, não só os trabalhadores foram prejudicados, mas também muitos atletas brasileiros", informou o presidente da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, Luiz Grecco. "O Governo Lula não tem nenhum projeto de incentivo ao esporte e retira dos atletas sua única base de renda", discursou Grecco, lembrando do patrocínio dado pelas casas de bingo aos esportes amadores do Brasil e suas confederações.
Além de trabalhadores de bingo e atletas patrocinados pelo setor, participaram do II Congresso Nacional de Trabalhadores em Bingo, José Renato Granado (Presidente da Aberj); Daniel Homem de Carvalho (ex-presidente da Loter e advogado), Marcos Firmino (Federação Aquática RJ), Elcio Ferreira da Silva (Federação de Tênis RJ), Sérgio Romany (Grão Mestre da Loja Maçônica do RJ), Márcio Augusto (Presidente da Agebi), Moacyr Roberto Tech (Presidente Contratuh), Edmar Sartori (Consultor da Abrabin e Contador),  vereador Chico Aguiar (PMDB) e empresários de bingos.

Comentários e curiosidades
 
Durante a realização do II Congresso Nacional de Trabalhadores em Bingos, alguns comentários e curiosidades despertaram a atenção da coluna, que gostaríamos de dividir com os assinantes. 
– O fato do II Congresso ter sido transmitido pela TV Alerj (Net) foi muito importante para o setor, pois divulgou para todo o Brasil o conteúdo das palestras sobre a necessidade de regulamentação da atividade. A TV Alerj vai reprisar a transmissão do Congresso mais uma vez.
– É bem provável que a TV Alerj edite a participação da atriz Dercy Gonçalves. A nossa musa na defesa dos bingos falou muito "palavrão" e o diretor da TV Alerj, se descabelava a cada xingamento da irreverente Dercy.
– Dercy falou uma coisa muito interessante: "Num bingo o tempo não mata a gente, a gente é que mata o tempo. As horas passam e a gente nem percebe". Outra da mesma Dercy: "Presidente, deixa esse povo trabalhar". Viva Dercy!!!
– A Associação de Trabalhadores em Casa de Bingo (Atbingos-RJ), será homenageada no próximo dia 30 de setembro na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro com a Medalha Pedro Ernesto. A principal comenda da Câmara, foi inciativa do vereador Chico Aguiar e aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa.
– Bilu Vilela, candidatíssima a vereadora em São Paulo, representou Olavo Sales da Silveira (Abrabin) no II Congresso e contou para a coluna que o locutor Lombardi do SBT gravou três mensagens que estão sendo reproduzidas nos bingos e nos seus carros de som pelas ruas da Capital paulista com a mensagem:  "Nessa eleição eu voto em Bilu Vilela, a candidata que luta pela regulamentação dos bingos e pelo emprego de 120 mil pessoas".  
– Por falar em Bilu Vilela, na última pesquisa para vereadores realizada em São Paulo, a representante dos bingos aparece entre os 10 candidatos com mais intenção de votos.  
– Luiz Grecco, Presidente da Federação de Atltismo do Rio de Janeiro informou que além de Ádria Santos, o atletismo paraolímpico brasileieo conta com mais 15 atletas patrocinados pelos bingos Arpoador, Assembléia e Central (Niterói) através da FERJ.