Senador apresenta requerimento para abertura da CPI dos Bingos.

Compartilhar

O líder do PL no Senado, Magno Malta (ES), apresentou nesta quinta-feira o requerimento para abertura da CPI dos Bingos com 35 assinaturas, oito a mais do que as 27 necessárias (um terço dos 81 senadores).
A base aliada na Casa está reunida nesta manhã com senadores governistas na tentativa de dissuadi-los do apoio à CPI. Pelas contas da base, três senadores do PMDB e quatro do PT devem retirar suas assinaturas do requerimento, o que não anula o pedido. O prazo para retirada de nomes é até a meia-noite de hoje.
"Esperei até agora porque me comprometi a conversar. Escutei as ponderações, mas minha posição é a mesma. A MP dos Bingos é positiva, mas não invalida a investigação", afirmou Malta.
A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL), disse contar com 29 assinaturas garantidas. "Nem moedor de carne vai retirar essas 29 assinaturas", declarou.
O senador Sibá Machado (PT-AC) retirou seu nome do requerimento. Os também petista Tião Viana (AC) e Ana Júlia Carepa (PA) assinaram apenas como "apoio", o que regimentalmente não conta como número para apresentação de requerimento.
A CPI tem o objetivo de investigar denúncias de lavagem de dinheiro através de casas de bingo e máquinas caça-níqueis, mas a oposição pretende transferir o foco para o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidência Waldomiro Diniz.
Waldomiro foi flagrado cobrando propina de um empresário de loterias em 2002, quando era presidente da Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro). O Ministério Público e a Polícia Federal também investigam supostas irregularidades cometidas por ele na relação com os bingos.
O governo já não conta com a ajuda do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para derrubar a CPI. "Se o requerimento chegar à Mesa, a CPI vai ser instalada."Folha Online, em Brasília – RICARDO MIGNONE – VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO – da Folha Online

Comentar com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
15 × 14 =