Home Lotérica SINCOEMG propõe a venda de imóveis nas casas lotéricas de Belo Horizonte
< Voltar

SINCOEMG propõe a venda de imóveis nas casas lotéricas de Belo Horizonte

24/10/2011

Compartilhe

No firme propósito de elevar a receita dos lotéricos de Minas Gerais, a diretoria do SINCOEMG está analisando a possibilidade das casas lotéricas atuarem como corretores de imóveis que são financiados pela Caixa Econômica Federal, dentro do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Não é tarefa muito simples, já que se trata de uma operação a quatro pontas, ou seja: o comprador do imóvel, a construtora, a Caixa e o intermediário (lotérico).

O exercício da atividade de corretor de imóvel é regulamentada pela Lei Federal nº 6.530, de 12 de maio de 1978, bem como pelo Decreto nº 81.871, de 29 de junho de 1978.

O órgão que fiscaliza a atividade aqui em Minas Gerais é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI 4ª região.

Para que o lotérico se torne também um corretor, é imprescindível possuir o título de Técnico em Transações Imobiliárias, além, é claro, do consentimento da Caixa Econômica Federal.

Na capital mineira este curso é oferecido por duas instituições. Uma delas é o Centro de Formação Profissional Paulo César Dias de Souza, vinculado ao Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais – SINDIMÓVEIS.

A outra entidade é o Grupo Mineiro, com quem o SINCOEMG iniciou negociações em busca de melhores condições para os lotéricos.

É necessário que os pretendentes tenham concluído o ensino médio.

O investimento é de R$1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais), dividido em quatro parcelas mensais iguais.

Caso o número de inscritos chegue a quarenta e cinco, o valor será reduzido para R$1.250,00 (hum mil, duzentos e cinqüenta reais).

A metodologia aplicada é do ensino à distância 

A avaliação é feita em Vassouras, no estado do Rio de Janeiro. No valor acima citado, já está incluído o transporte rodoviário para o exame final e também a hospedagem.

A expectativa de duração do curso é de aproximadamente três meses, sendo que os testes de conhecimentos são aplicados aos sábados, no centro de Belo Horizonte.

As disciplinas que compõe o curso são: 1) Psicologia das relações humanas; 2) Comunicação e expressão em língua portuguesa; 3) Organização e normas; 4) Matemática financeira; 5)Economia e mercado; 6) Direito e legislação; 7) Técnicas de operação imobiliária; 8) Marketing imobiliário; 9) Desenho arquitetônico e noções de construção civil.

Tão logo esta proposta avance para um patamar mais concreto, levaremos aos lotéricos outras informações. Dentro do contexto, caso algum lotérico tenha algum comentário a fazer, o SINCOEMG está à disposição. (Informativo Sincoemg –  Sindicato das Empresas Lotéricas, Comissários e Consignatários do Estado de Minas Gerais)