Sites de apostas investem em marketing para ganhar visibilidade

Apostas, Destaque I 20.08.18

Por: Magno José

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Enquanto a legalização dos jogos e sites de apostas é discutida pelo Congresso Brasileiro, os internautas do país encontram brechas para prosseguir apostando em sites que operam em servidores de países em que o jogo é legalizado

Uma nação que respira esporte, o Brasil é dos maiores consumidores de conteúdo sobre diferentes modalidades esportivas do mundo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Repucom, ano em que o futebol brasileiro estava desacreditado por causa do fracasso na Copa do Mundo de 2014, 84% dos brasileiros demonstravam algum tipo de interesse em vôlei e 81%, em futebol de campo. A paixão em assistir e praticar esportes tem afetado também os hábitos da população na Internet, sendo transmitida para a prática dos jogos e apostas online. Divididos entre modalidades como apostas em esportes, jogos de cassinos e pôquer, os sites de apostas seguem em alta no Brasil e no mundo ganhando centenas de adeptos a cada rodada. Uma prova dessa grande aceitação é que, apenas a expressão “apostas online” tem mais de 8 milhões de resultados no Google e é buscada quase 15.000 vezes por mês, justificando a “invasão” dos sites de apostas no Brasil.

Em busca de mais credibilidade e de ainda mais espaço nas buscas orgânicas do Google, grandes empresas do mercado de sites de apostas têm investido em estratégias que vão de assessoria de imprensa a campanhas de marketing digital, o que hoje é fundamental para empresas de todos os portes. Se hoje já são mais de 500 sites que oferecem opções de jogos aos brasileiros, com as novas ações esse número pode triplicar nos próximos anos. O mercado, que movimenta cerca de R$ 4 bilhões no país, poderia atingir até R$ 10 bilhões caso fosse legalizado, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), abrindo caminho para investimentos no Brasil com a taxação dos jogos e seguindo o modelo atual de países como Portugal – que recentemente aumentou seu PIB em 3% com a prática.

Assessoria de imprensa e marketing digital na mira das operadoras

Mesmo sem sede ou regularização no Brasil, operadoras de sites de cassinos e apostas esportivas investem cada vez mais no mercado nacional, um dos mais promissores do mundo. Para desmistificar a credibilidade dos sites de apostas, que ainda são alvo de questionamentos de usuários que buscam diversão e uma fonte de renda extra, grandes empresas buscam a divulgação espontânea de matérias sobre suas práticas e modalidades.

Além de aumentar sua exposição no Google com essa estratégia de divulgação visam explorar todo o potencial das redes sociais e da comunicação móvel, assim como já fazem os clubes de futebol brasileiros. Cada vez mais responsivos para facilitar os acessos via smartphones ou tablets em qualquer lugar, os sites de apostas esportivas contam com menus personalizados, opções de visualizações de apostas ao vivo, previsões para os próximos jogos, opções de idioma em português e até calendário para checagem das partidas com antecedência. Outra estratégia de marketing e relacionamento usada pelas empresas do setor é o oferecimento de códigos promocionais, que ofertam bônus exclusivos para fidelização e conversão para os iniciantes.

Segundo Ricardo Morais Prates, que há mais de 16 anos dirige a emarket, agência localizada em Florianópolis que atua com campanhas de SEO e Link Building, o uso de assessoria de imprensa e de ações de marketing digital pelos sites de apostas é uma tendência crescente no mercado. “É comum que o público se mostre cético ao receber cupons de bônus ou mesmo durante o cadastramento de seus dados bancários em um site desconhecido. Ao buscar o nome do site no Google e se deparar com diversas matérias sobre o tema, o usuário encontra provas de que aquela empresa é real e várias outras informações, o que dá credibilidade. Isso é fruto das matérias de assessoria de imprensa”, detalha.

E se as campanhas de marketing das empresas de segmento apostam em visibilidade com patrocínios de campeonatos, torneios, banners e outros anúncios em sites, no caso das ações de assessoria de imprensa o caminho é o inverso. “Temos uma cartela de clientes internacionais que buscam essas estratégias, mas preferem manter o sigilo para que suas matérias sejam vistas como fruto de uma divulgação espontânea, e não uma campanha de marketing. Assim, o relacionamento com os clientes é reforçado, com sensação de transparência”, finaliza o especialista.

Sites de apostas esportivas no Brasil em ação

Enquanto a legalização dos jogos e sites de apostas é discutida pelo Congresso Brasileiro, os internautas do país encontram brechas para prosseguir com a prática. Com sites que operam em servidores de países em que o jogo é legalizado, como França e Costa Rica, as operadoras utilizam uma conta corrente no Brasil para os depósitos e pagamentos dos prêmios e apostas, prática que não é proibida no país. Assim, as apostas são concretizadas somente quando os dados da transação financeira são confirmados pelo servidor da operadora internacional, o que significa que elas são realizadas em regime estrangeiro, como se os brasileiros usassem seus cartões de crédito em apostas de cassinos no exterior e realizassem o pagamento da fatura no Brasil, tornando a operação legal. (E-Commerce News)

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