Tentar a sorte em loterias no Brasil está mais caro por causa do Levy

Loteria I 11.06.15

Por: sync

Compartilhe:

Acaba de ficar mais caro tentar a sorte no Brasil, depois que as loterias se tornaram a mais nova vítima das medidas de austeridade do Ministro da Fazenda Joaquim Levy.

Brasileiros que querem ganhar na Mega-Sena deverão pagar 40% a mais para jogar do que pagariam três semanas atrás. Isso porque o governo aumentou os preços dos bilhetes no dia 24 de maio para impulsionar financiamentos desde programas sociais até o comitê olímpico para os jogos de verão no ano que vem no Rio de Janeiro.

O aumento no preço vem em um momento que Levy aumenta impostos e reduz subsídios para diminuir um déficit orçamentário e afastar um rebaixamento de crédito soberano. Consumidores, que já se deparam com uma alta taxa de desemprego, estão debilitados por uma inflação acelerada que corta seu poder aquisitivo.

O preço dos jogos de azar subiu 12,76% em maio, de acordo com dados do instituto de estatísticas. Preços mais altos de loterias acrescentaram quaro pontos-base à leitura de inflação de maio, e terá mais que o dobro desse impacto em junho, de acordo com Fávio Serrano, economista sênior na BESI Brasil.

Preços ao consumidor saltaram 0,74% em maio, mais do que o previsto por todas as estimativas de especialistas pesquisados pela Bloomberg, levando a inflação anual a uma alta de 11 anos, de 8,47%. A meta do governo para a inflação anual é de 4,5%, com acréscimo ou decréscimo de dois pontos.

Bilhetes da Mega-Sena vendidos no ano passado totalizaram R$6,2 bilhões, quase metade de todas as vendas de loterias no Brasil.

Os vencedores levaram para casa 32% disso, e o restante ajudou a financiar programas como créditos universitários, segurança social, o Comitê Olímpico e o Secretariado de Esporte. A loteria dessa quarta-feira é a maior do ano até agora. (Por Bloomberg – Reportagem de David Biller – Traduzido por Paula Zogbi)

Comentar com o Facebook