Home Destaque TV Senado: Legalização dos jogos do azar está em pauta no Congresso
< Voltar

TV Senado: Legalização dos jogos do azar está em pauta no Congresso

21/08/2018

Compartilhe

TV Senado reuniu economista Prestes Filho e o presidente do COAF, Antônio Carlos Ferreira para discutir a legalização dos jogos

A Regulamentação dos jogos de azar é o tema do debate entre o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Carlos Ferreira, e o economista Luiz Carlos Prestes Filho, especialista em Economia da Cultura no Programa Cidadania da TV Senado, exibido nesta segunda-feira (20). O debate foi mediado pelo jornalista Antônio Machado.

Durante o debate, Prestes Filho defendeu a legalização usando as teses baseadas em alguns autores do livro “A Teoria das Probabilidades no Jogo, Ciências e Políticas Públicas”, organizado pelo economista.

Já o presidente do COAF não coloca-se contra e nem a favor da legalização e sugere que a decisão de liberar esta atividade é uma decisão político-institucional e em caso de aprovação da proposta pelo Congresso Nacional, a iniciativa deve ser pautada por princípios.

“O caminho é você discutir as propostas pautado nos princípios. Legalizar ou não é uma discussão político-institucional, mas é preciso seguir os princípios e os princípios da comunidade internacional, passa claramente por você ter os mecanismos de controles instituídos, que são órgão público que tem o poder de regulação forte para isto. Cadastro dos clientes, dos ganhadores, das operações e um sistema de monitoramento de suspeição. Não dá na ingenuidade mais pura acreditar que esta atividade com uma regulação pálida não possa ser utilizada pelo crime”, comentou.