As apostas esportivas são uma oportunidade real ao varejo
Com o surgimento de novos mercados e mudanças no hábito de consumo, é natural que haja reatividade dos setores envolvidos neste processo num primeiro momento.
Me refiro não somente à matérias recentemente amplamente veiculadas na imprensa que tratam da fuga de recursos do consumidor da indústria varejista/ bens de consumo para o segmento das apostas esportivas, como também ao novo cenário deste novo mercado que se estabelece no Brasil e em escala global.
A questão é que isso pode ser visto como “dor de cabeça aos varejistas” ou oportunidade. Há mais de 50 anos, o mercado de apostas vem sendo explorado de forma monopolista e Estatal no Brasil; isto nos levou a um cenário limitante, tendo apenas 13,5mil casas lotéricas que vendem os Bilhetes de Loterias em território nacional vs. +200mil multi pontos de vendas nos Estados Unidos.
Apenas as Lojas de Conveniência em Postos de Combustível (C-Gas Stores) venderam mais de USD 50 bilhões de dólares em Bilhetes de Loteria no ano de 2021; os Supermercados outros USD 20 bilhões de dólares.
Segmento que suporta tanto movimentação econômica para os setores envolvidos, na geração de emprego e receitas ao varejo; bem como recursos destinados ao bem-estar social e caridade para o Estado por meio da arrecadação dos Jogos e Loterias – mais de USD35BI destinados ao Governo Americano apenas no ano de 2021.
Em 2024 marcamos nosso segundo ano de presença na NRF – National Retail Show com o objetivo de nos relacionar com varejistas e demonstrar este tipo de oportunidade ao mercado.
Além disso, já pudemos iniciar testes em escala com parceiros relevantes ainda no segmento de intermediação de Loterias Federais com grandes parceiros do segmento de Varejo e Conveniência.
Os próximos passos desta estratégia é seguir desenvolvendo novos canais varejistas, integrações por soluções de tecnologia, ERPs, Meios de Pagamento, Totens de Auto-Atendimento que permitam o registro dos jogos online e gerem receita incremental ao parceiro varejista.
Abaixo pequena ilustração de funcionamento de integração com API da Sorte Online para emissão de Jogos de Loterias.
Proteção ao Cliente Jogador e Compliance
Cientes da responsabilidade pela imagem, dados e credibilidade dos parceiros; os operadores tendem a seguir rígidas práticas quanto à coleta de dados e seus ambientes de dados (implementações de ISO-27001 e similares).
Além disso, o novo marco regulatório do segmento permitirá a venda/ registro das Apostas Esportivas via credenciamento junto aos operadores oficiais online; de forma similar ao que é feito hoje em processos de venda de produtos digitais como Seguros ou Recarga de Telefonia Celular.
Isso abre um novo horizonte de exploração de receitas complementares para esta pujante indústria de entretenimento; onde o Brasil se consolidou como o maior polo de audiência global para esta categoria.
O Governo Federal, desde a promulgação da Lei 14790, além do mercado formado por empresas globais de atuação em mercados globais, já vem atuando em na criação de políticas de proteção ao cliente, ludopatia (vício em jogos), integridade das apostas (contra manipulação de resultados) e também PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro).
Esta é a receita para um mercado saudável, virtuoso e onde todo mundo pode sair ganhando.
(*) Marcio Borges Malta é CEO – Chief Executive Officer, Board Member IBGC, Co-Founder e Advisor. O artigo foi publicado no Linkedin.