ABCPCC e MAPA analisam atualização do Código Nacional de Corridas

Blog do Editor I 28.11.19

Por: Magno José

Compartilhe:
Bianca Cascardo (Presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCPCC), Mayra Frederico (Superintendente da ABCPCC) e Lizie Buss (Chefe de Divisão de Bem-estar Animal e Equideocultura da Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal do MAPA) participaram da reunião

Na quinta-feira (21), na sede da ABCPCC/Stud Book Brasileiro, foi realizada reunião que teve como objetivo a análise da atualização do Código Nacional de Corridas (“CNC”), na companhia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – representado por Lizie Buss, Chefe de Divisão de Bem-estar Animal e Equideocultura da Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal.

De acordo com o entendimento do MAPA, inadequações foram identificadas, no texto antigo, no projeto latente de 2016 e também na versão atualizada, ora debatida, do CNC. Segundo o Ministério, o CNC deverá abrigar normas que digam respeito ao interesse da sociedade, em relação ao bem-estar animal, devendo questões de menor abrangência e maior especificação ficar a cargo de regulamentos regionais que, por óbvio, deverão observar as premissas do CNC.

Designação de veterinários responsáveis por um determinado cavalo, ou por um determinado grupo de cocheiras, além de processos de capacitação e reciclagem de profissionais do turfe, são outros pontos a serem contemplados pela nova redação do CNC, conforme requisição do MAPA. A atuação de animais desferrados não foi vetada.

Ao final da reunião, o MAPA solicitou à ABCPCC apresentar nova minuta do CNC, com observância das pautas e ajustes debatidos durante o encontro. (ABCPCC)

Comentar com o Facebook