Crash Games: Voando alto em 2024?

Apostas I 28.01.24

Por: Magno José

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Crash Games: Voando alto em 2024?
Em um especial antes da ICE London, o iGaming Business conversou com os estúdios pioneiros por trás do gênero crash games para analisar o potencial de crescimento de 2024 do ‘Jogo do Aviãozinho’

Os Crash Games, Jogos de Colisão ou Jogo do Aviãozinho têm voado principalmente sob o radar nos últimos anos. No entanto, tudo isso está mudando rapidamente, com a vertical já sendo apontada como uma das maiores oportunidades de crescimento do cassino.

O portal iGaming Business conversou com o pioneiro de crash games da indústria, SPRIBE, e qual foi a visão fundadora – além de conversar com BetGames, Aviatrix e 1X2 Network para ver se essa é uma tendência que realmente está começando a decolar.

Começando com SPRIBE

Os jogos Crash estrearam no mercado em 2018 com o lançamento do Aviator da SPRIBE. A simplicidade foi fundamental para o pioneiro da vertical e, de acordo com o CCO da SPRIBE, Giorgi Tsutskiridze, tratava-se de procurar oferecer algo diferente.

“Queríamos redefinir a experiência oferecida por um jogo de cassino online. Isso significou inovar e olhar para outras opções de entretenimento, como jogos para celular, bem como o mundo das criptomoedas.”

De fato, a beleza dos jogos de crash é sua simplicidade – e é sem dúvida por isso que eles tiveram um desempenho tão bom. Fácil acesso e baixas barreiras de entrada.

Tsutskiridze concorda. “A simplicidade tinha que estar no centro da experiência oferecida. Combinamos diferentes componentes para produzir um jogo que entregasse ação rápida, interação social e a capacidade de ganhar muito dinheiro com pequenas apostas. Daí nasceu o Aviator. Chegamos ao mercado em 2018 com uma missão clara de interromper os lobbies de jogos de cassino e fornecer uma experiência nunca antes vista aos jogadores existentes.”

Criando o primeiro Crash Games

“Para desenvolver o Aviator, primeiro tivemos que obter uma compreensão profunda das preferências dos jogadores. Isso significou pesquisa minuciosa e planejamento meticuloso. Precisávamos pensar fora da caixa e além do que já havia sido feito no espaço dos cassinos online, ultrapassando limites”, continuou.

Certamente foi um caso de pensar fora da caixa. O que pode parecer uma ideia tão simples agora, a SPRIBE foi a primeira a inovar e criar um produto a partir dela.

“Olhando para trás, realmente foi uma sensação. Capturando o coração de jogadores de todo o mundo em uma escala nunca antes vista, nem vista desde então. Identificamos o formato de curva crescente como sendo o ajuste perfeito para esse tipo de jogo e o tema aviação foi um acéfalo. Construir uma comunidade em torno do jogo também foi importante. Então, nos certificamos de que fosse multiplayer com coisas como tabelas de classificação e a opção de realizar torneios.”

Olhando para trás

Olhando para trás, nunca pensaram que decolaria tão rápido. “Sabíamos que tínhamos quebrado o código com o Aviator. Mas nunca pensamos que alcançaria a popularidade e o sucesso que conseguiu.”

E um sucesso certamente foi. Hoje, é jogado por mais de 10 milhões de pessoas a cada mês, com o número aumentando.

O jogo foi desenvolvido para lidar com até 10.000 apostas simultaneamente com mais de 165.000 apostas sendo feitas a cada minuto.

Então, de onde vem o principal interesse por jogos de crash?

“A Aviator estreou em um pequeno número de mercados. Isso foi para que pudéssemos avaliar o interesse e resolver quaisquer falhas. Mas a resposta foi tão forte que rapidamente aceleramos a implantação em outros mercados.

“Seu público principal são os lucrativos, mas difíceis de alcançar, grupos millennial e Gen-Z. Em termos de mercados, domina no Brasil, África (África do Sul, Gana, Nigéria, Quênia, Tanzânia), Índia, CEI, Itália, Romênia, Croácia, Espanha e Reino Unido. A jogabilidade simples, ação rápida, interação social e a chance de ganhar grandes apostas significa que o Aviator tem amplo apelo. Especialmente entre os apostadores esportivos e aqueles que gostam de experiências de apostas rápidas.”

BetGames: O novo high flier

Em novembro de 2023, a BetGames estreou na vertical com o lançamento do Skyward, que inicialmente entrou em operação com Betway e Betano em mercados globais.

Na visão do CEO da BetGames, Andreas Koeberl, os crash games têm um potencial fantástico. Com um legado estabelecido de disrupção no setor de jogos ao vivo, a BetGames certamente sabe uma coisa ou duas sobre inovação.

“É um mercado fascinante porque você tem provavelmente três ou quatro jogos fazendo aproximadamente 80% da receita bruta. Os demais apenas seguem, sofrendo com a falta de um bom produto. Eles acham que basta simplesmente lançar um avião no ar”, diz Koeberl.

“Geralmente, é a mesma mecânica que impulsionou o sucesso que vimos em toda a indústria. Existem alguns experimentos com outros métodos, mas há dois ou três fornecedores que realmente acertaram. Há também um claro líder de mercado com o Aviator da SPRIBE.”

A SPRIBE certamente definiu a manopla para outros seguirem. Assim como no SPRIBE, Koeberl vê o real potencial dos crash games como sendo uma porta de entrada para os fãs de esportes e jogadores de primeira viagem.

“Estamos atendendo ao usuário – é muito simples”, diz Koeberl. “A BetGames é a porta de entrada entre o esporte e o jogo. Vemos essa enorme sobreposição dentro do nosso perfil de jogador com gêneros de jogo rápido, como caça-níqueis e crash games.

“O boom dos crash games está, neste momento, principalmente nos mercados emergentes, África, América Latina e CEI. Os principais mercados estabelecidos do mundo realmente não desfrutam de tanto crescimento.”

Resolvendo os desafios dos crash games

Então, qual foi a experiência da BetGames em criar sua própria versão de crash games?

“É interessante a quantidade de desafios que um projeto como esse traz, porque os jogos de crash são enganosamente complicados”, diz Koeberl.

“À primeira vista, são simples. Como ter um avião antigo no estilo Atari indo para o ar, mas os elementos centrais, por exemplo, saque, podem ser complicados de aperfeiçoar. Não é como um slot que é front-end drive, onde você basicamente tem seu próprio jogo. Este é o chamado jogo de sorteio comum, para que todos os jogadores joguem a mesma sessão e vejam o mesmo resultado. Isso dificulta a implementação. Você tem que pensar em um jogador sentado no Brasil rural com uma rede 3G. Precisamos garantir que, quando eles pressionam o saque, recebam seu dinheiro e não um erro por causa da conexão de rede.”

Como Koeberl descreve, uma das grandes coisas que muitos na indústria não acertaram é a importância da estabilidade e confiabilidade, que um jogo de desenho comum desse tipo vive ou morre. E é por isso que houve muitos fracassos nos primórdios do gênero. Houve muita melhora desde então, mas ainda há trabalho a fazer. De uma perspectiva de bônus e também olhando para a localização – que são duas coisas em que a BetGames investiu muitos esforços.”

Crash games: Perfil do jogador

Quando se trata de jogadores, é tudo sobre o perfil. “Vemos essa enorme sobreposição dentro do nosso perfil de jogador com gêneros de jogo rápido, como slots e crash, em vez de cassino ao vivo – e isso se sobrepõe muito à categoria de slots, jogos de crash e jogos instantâneos”, diz Koeberl.

“É também por isso que dedicamos uma vertical inteira no ano passado a este tópico, com alguns títulos lançados agora junto com Skyward, porque os jogadores simplesmente exigem isso. Estamos evoluindo o que fazemos para acompanhar a evolução dos jogadores, acompanhando a mudança no mercado”, completa.

Aos olhos da BetGames, esta é uma vertical que está definitivamente crescendo. De fato, dado o legado do estúdio de produzir títulos, um passo à frente do mercado explica seu motivo de entrar na vertical.

“Vemos as principais áreas em que nossos parceiros se concentram e onde eles investem seu marketing e é tudo sobre slots, jogos instantâneos, jogos de crash, etc. Estas são as principais áreas de crescimento, mas cassino ao vivo e entretenimento ao vivo ainda estão lá. Somos um fornecedor vivo de coração e sempre seremos. Mas não podemos ignorar as tendências do mercado global e as dos nossos distintos jogadores BetGames e o que eles querem. Mais uma vez, nossa missão é converter jogadores experientes em esportes organicamente. Isso requer mais de uma categoria de jogos. Twain Sport foi uma peça desse quebra-cabeça e Skyward é outra”, acrescenta.

Aviatrix: a reviravolta NFT

A Aviatrix é outra peça-chave que fez uma verdadeira estreia em cena nos últimos anos. Além de oferecer todas as mecânicas pelas quais os jogos de crash são famosos, o estúdio também aproveita uma nova reviravolta, implantando NFTs.

Os jogadores podem participar do jogo usando sua própria aeronave, que na verdade é um NFT (token não fungível), que como muitos saberão pela recente fama de blockchain, dá propriedade única sobre sua própria aeronave.

Os aviões são únicos no sentido do código blockchain, “quanto mais você joga, mais experiência você ganha em um único avião e, em seguida, mais dinheiro você pode ganhar em torneios diários”, explica a empresa. O avião é de propriedade do jogador, que terá a chance de vendê-lo, trocá-lo e transferi-lo para outro cassino.

Até agora, a Aviatrix atraiu mais de 40 mil usuários ativos diários em todo o mundo. Anastasia Rimskaya, diretora de contas da Aviatrix, está encantada com seu desempenho desde o lançamento.

“Com a Aviatrix, nosso objetivo era elevar o gênero de crash game para criar algo realmente especial. Os jogos de crash têm crescido em popularidade há alguns anos. Mas a experiência do jogador tendia a ser bastante limitada, particularmente quando você os compara com os jogos de slots AAA, repletos de recursos, oferecidos.”

Envolvimento baseado em NFT com crash games

De fato, os recursos de engajamento e personalização baseados em NFT deram ao estúdio uma vantagem real, já que os jogadores de ativos digitais podem personalizar, possuir e, em breve, negociar em um mercado dedicado.

Rimskaya explica o pensamento por trás disso: “O que nos ajudou é que estamos tentando algo genuinamente inovador, ao mesmo tempo em que mostramos que novos conceitos podem escalar muito rapidamente. As mecânicas de engajamento baseadas em NFT que incorporamos à Aviatrix são genuinamente revolucionárias e a velocidade com que os jogadores as adotaram mostra que ainda há espaço para novas ideias prosperarem em nosso setor.”

Então, como funcionam os NFTs? “Eles são totalmente personalizáveis”, diz Rimskaya, “como mencionado, em breve serão negociáveis em um mercado dedicado. É semelhante a uma mecânica play-to-earn. A maioria dos jogos de crash apenas mostra ao jogador uma imagem padrão de um avião, mas na verdade criamos algo que um jogador pode personalizar e se apegar. Um grande aspecto multiplayer ao lado disso é que, à medida que você joga, você pode ver aeronaves personalizadas de outros jogadores voando no fundo do jogo, criando um elemento verdadeiramente social”, acrescenta.

“Nosso jogo também fica no topo de nossa própria blockchain proprietária (SCR), o que abre possibilidades interessantes para nós no mundo da web3. Cuidado com isso em 2024!”

Destacando-se da multidão

Oferecer algo novo será fundamental para se destacar frente a outros estúdios em 2024? Rimskaya certamente pensa assim. Esse apelo é certamente um que atrai o interesse dos jogadores da próxima geração. Ao analisar a demografia do público, a Aviatrix certamente vê uma disseminação diversificada.

“A primeira coisa a dizer é que o público de jogos de crash está crescendo rapidamente, então o tipo ‘típico’ de jogador agora é um grupo bastante diversificado”, descreve Rimskaya.

“Mas se formos olhar para os perfis, os jogadores tendem a inclinar-se um pouco mais jovens do que slots ou jogos de mesa. Os jogos de crash têm sua origem nas criptomoedas, então os jogadores geralmente são experientes em tecnologia. Há também um elemento maior de controle e escolha do que você encontra na maioria dos títulos de cassino. Os jogadores não estão simplesmente batendo ‘spin’ e esperando o resultado; eles estão fazendo um julgamento em cada aposta. Isso atrai o público que também pode desfrutar de jogos de console ou PC.”

Para a Aviatrix, trata-se de se manter fiel ao seu primeiro e único produto. Rimskaya é apaixonada por esse foco.

“Estamos absolutamente focados em um único produto agora, nosso autointitulado Aviatrix. O que é importante notar aqui é que não tratamos a Aviatrix como um jogo de cassino normal. A maioria dos provedores constrói um novo jogo, lança-o e depois passa para o próximo jogo.

“A Aviatrix está continuamente sendo aprimorada e atualizada com novos recursos e funcionalidades projetados para manter as coisas frescas e recompensar a lealdade dos jogadores. Isso inclui uma grande reformulação que lançaremos em breve e, em 2024, lançaremos um mercado dedicado para que os jogadores possam comprar, vender e negociar suas aeronaves NFT. Estamos comprometidos em tornar a Aviatrix uma experiência em constante evolução e melhoria.”

 

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