Deputado quer recriar Loteria de Goiás após decisão do STF

Compartilhar
Vinícius Cirqueira apresentou um projeto de lei que regulamenta a Loteria Estadual de Goiás, já que o STF reconheceu a legitimidade (Foto: Facebook do deputado)

A Loteria do Estado de Goiás (LEG), extinta há mais de 20 anos, pode ser recriada novamente, agora por meio de projeto de lei que o deputado Vinícius Cirqueira (Pros) apresentou nesta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

“Recentemente o STF reconheceu que os estados podem ter suas loterias estaduais”, justificou.

Em setembro, o Supremo entendeu que a União não detém monopólio na exploração de loterias, concluindo que se trata de prestação de serviço público e podem ser geridas pelos Estados.

No entanto, a extinta autarquia esteve no centro de um escândalo, a partir de um convênio assinado entre o governo e a Gerplan. Em 1998, o contrato com a Gerplan foi prorrogado por mais dez anos. Só que foi interrompido pelo ex-governador Marconi Perillo, em sua primeira gestão, depois de recorrer à Justiça.

Na época, quem comandava a LEG era o professor Alcides Ribeiro, hoje deputado federal pelo PP.

O inventário patrimonial feito pelo governo Caiado, em 2019, detectou imóveis em nome da LEG na cidade do Rio de Janeiro, avaliados, em 2018, em mais de R$ 720 mil. (Com informações do Hoje.com e Assembleia Legislativa do Estado de Goiás)

Comentar com o Facebook

Deixe uma resposta