Governo britânico é abalado por escândalo de jogos de aposta sobre eleição
O Partido Conservador britânico foi abalado por um escândalo de jogo em meio a campanha eleitoral que aponta uma derrota para a legenda do primeiro-ministro Rishi Sunak, registra reportagem da CNN.
A agência de notícias PA Media do Reino Unido informou na quinta-feira (20) que a candidata conservadora Laura Saunders enfrenta uma investigação sobre supostos crimes de apostas.
A BBC informou que Saunders está sendo investigada para que dia seriam convocadas as eleições parlamentares, que acontecem em 4 de julho.
Antes de se candidatar, Saunders trabalhou para o Partido Conservador. A mídia britânica também informou que ela é casada com Tony Lee, diretor de campanha do Partido Conservador.
Lee tirou uma licença do cargo, com apenas duas semanas até a votação, de acordo com a BBC.
Saunders se recusou a comentar o assunto.
Um porta-voz do Partido Conservador disse à CNN em um comunicado: “Fomos contatados pela Comissão de Jogos de Azar sobre um pequeno número de indivíduos. Como a Gambling Commission é um órgão independente, não seria apropriado comentar mais, até que qualquer processo seja concluído.”
Saunders é a segunda candidata conservadora a ser investigada pela Gambling Commission do Reino Unido.
Craig Williams, que trabalhou como assessor do primeiro-ministro Rishi Sunak no parlamento, teria apostado 100 libras – quase 700 reais – nas eleições de julho apenas três dias antes do primeiro-ministro fazer oficialmente o anúncio.
Williams disse à BBC na semana passada: “Eu claramente cometi um grande erro de julgamento do que é certo e peço desculpas. Eu não vou expandir a (minha) declaração porque é um processo independente. A Comissão de Jogos de Azar está olhando para ele agora.”
A história ficou pior para Sunak na quarta-feira (19), depois que foi relatado que um policial que trabalhava na equipe de segurança do primeiro-ministro britânico também estava sendo investigado.
A Polícia Metropolitana de Londres disse em um comunicado que: “O assunto foi imediatamente encaminhado aos oficiais da Diretoria de Normas Profissionais do Met, que abriu uma investigação, e o oficial também foi removido das funções operacionais.”
O Partido Trabalhista, da oposição, disse que o escândalo é apenas o mais recente exemplo do padrão de comportamento do Partido Conservador, em referência à maneira como contratos lucrativos do governo foram entregues a pessoas associadas ao Partido Conservador durante a pandemia da Covid-19.
“Isso fede. E o público chegará às suas próprias conclusões. Não é uma boa aparência”, disse uma fonte do Partido Trabalhista à CNN.
Sunak e os conservadores estão atrás nas pesquisas e perdem para Partido Trabalhista desde novembro de 2021.
Os conservadores devem sofrer uma derrota histórica em 4 de julho. Seria a primeira vez que o Partido Trabalhista entrou no poder desde 1997 e terminaria 14 anos de governo controverso do Partido Conservador.
Os resultados não serão conhecidos até 5 de julho. Se Sunak perder a eleição, ele deixará o cargo no mesmo dia.