Jogo do Tigrinho faz Tigre tomar atitude inesperada após polêmica nas redes
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Perfis supostamente atrelados ao Jogo do Tigrinho, como é conhecido o cassino online Fortune Tiger, têm seguido em massa os usuários do Instagram, o que os levou a bloquear a palavra tigre em suas contas. Por conta disso, a empresa Tigre resolveu pedir socorro e criou uma campanha pedindo aos usuários para não silenciar a marca, registra reportagem do VALOR.
A ideia surgiu depois que a empresa notou que pessoas começaram a orientar os usuários a restringir a palavra no feed da rede social. Um dos vídeos, recebido pela equipe que gerencia a comunicação da marca, ensinava o passo a passo de como “boicotar o nome do game nas redes sociais”, segundo Alexandre Pagano, diretor-executivo da Energy BBDO, agência responsável pela campanha. Foi aí que a empresa resolveu se antecipar à crise.
Um dos vídeos, publicado por uma usuária do Instagram e com mais de 200 mil visualizações, ensina a inserir palavras ocultas para as pessoas que vão interagir com a sua conta no Instagram. De acordo com a rede social, essa ferramenta se destina a comentários e solicitações de contato com palavras indesejadas, como é o caso do jogo.
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Nas redes, os usuários também se referem ao Jogo do Tigrinho como “o tigre” ou “tigre”, o que poderia afetar o alcance da comunicação da marca nas plataformas sociais. A marca não revelou a métrica ao Valor por ser uma informação confidencial.
“Sentimos que tínhamos que fazer algo. A Tigre percebeu que precisava agir para proteger seus clientes. Têm muitos profissionais que acompanham a marca para se manterem atualizados. Diminuir o alcance das redes sociais da marca vai além de um impacto na empresa. Impacta também a capacitação e conhecimento do mercado todo”, explicou Pagano.
Pagano explica que a Meta, dona do Instagram, não detalhou à Tigre como tem agido em situações como essa. Segundo ele, como a ocultação de palavras é algo muito novo, a Energy BBDO e a Tigre entenderam que, mais do que saber quanto impacto isso causaria, era preciso agir rápido.
A campanha, em formato de vídeo, não utiliza em nenhum momento o nome da marca, mas o rugido do animal que dá nome à empresa — e também ao jogo.
“Estamos nos antecipando a um problema. A gente estava monitorando as nossas entregas de mídia, temos uma questão de rede social que é bem relevante e estratégica para a gente porque fazemos muita divulgação”, diz a gerente global de marketing da Tigre, Carla Gonçalves.
Ao Valor, a Meta informou que serviços de engajamento falso, que aumentam artificialmente a popularidade de uma conta por meio da compra e venda de curtidas, comentários e seguidores violam os Termos de Uso da plataforma.
Além disso, a empresa enfatizou que, ao detectar esse tipo de comportamento nas contas, pode suspender ou remover os perfis para combater esses tipos de abuso na plataforma.