Players Account Management (PAM): afinal, de quem são esses dados?

Apostas, Opinião I 27.03.24

Por: Magno José

Compartilhe:
Players Account Management (PAM): afinal, de quem são esses dados?
Peter Nolte*

Um caso recente divulgado na mídia especializada trouxe à tona um tema extremamente sensível para a indústria: a eficiência na segurança dos dados, não apenas para a proteção das informações de usuários de acordo com a LGPD, mas também para a preservação da capacidade de negócio de um operador no caso de uma migração de plataforma.

O tema pode render horas a fio de debate sobre de quem é a propriedade dos dados, as cláusulas de determinados contratos, mas para a Salsa, e também para LGPD, os dados são de cada usuário que, por sua vez, concedeu acesso única e exclusivamente à casa de aposta na qual se cadastrou.

É claro que as empresas têm direito de proteger seus negócios e se cercarem de garantias de que o tempo e os recursos investidos no desenvolvimento das plataformas e outras soluções sejam valorizados, mas e o usuário nessa história toda? Nessa “guerra” de narrativas, como fica a reputação da indústria já tão marcada por vários estigmas que todos os dias buscamos derrubar?

É fato que a palavra migração de dados causa arrepios em qualquer empresa de tecnologia e assim deve ser – não tão intenso que impeça a ação, mas intenso o suficiente para deixar claro que é um assunto sério, que deve ser feito com responsabilidade, planejamento e de preferência, de forma escalonada.

Nesses mais de 12 anos de estrada, a Salsa já viveu alguns processos como a importação e exportação de dados com outra plataforma (sempre intermediada pelo cliente), já extraiu a base para um cliente que encerrou a operação, e temos planejado detalhadamente o passo-a-passo com clientes que vem nos consultando sobre migração de plataforma.

E está aí um dos diferenciais da Salsa. Ao contrário de empresas gigantes onde as equipes comerciais mal sabem quem são as pessoas que irão trabalhar nas migrações, na Salsa não apenas a equipe comercial, mas os próprios clientes acompanham lado a lado todo o processo garantindo assertividade nas tomadas de decisões e, o mais importante, sem susto.

A qualidade e integridade dos dados é uma prioridade para a Salsa. Quando se fala do ecossistema dos produtos Salsa e claro que a usabilidade e experiência do cliente são pontos chave de destaque. A camada de segurança de informação, pelos piores motivos, só nos é apresentada em formato de notícia aquando algo dá errado. É mandatória a implementação de sistemas de segurança de informação por quem quer estar na indústria de forma responsável.

Por isso todo o cuidado é pouco, e daí o esforço de tratar este tema com a atenção que merece, de forma planejada e sistemática. Não há de fato sistemas perfeitos à prova de bala, mas há sim boas práticas que podem ser implementadas por toda a indústria, buscando a melhoria contínua.

(*) Peter Nolte, é fundador da Salsa Technology, empresa provedora de tecnologia de iGaming como a plataforma PAM Salsa Omni e o agregador de jogos Salsa Gator, e uma das pioneiras no mercado regulado brasileira, sendo a parceira de tecnologia da NossaBet (Paraná).

 

Comentar com o Facebook