Banco esquece do aniversário das Loterias Caixa

Destaque I 20.09.24

Por: Magno José

Compartilhe:
Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 65 milhões
A Caixa Econômica Federal não se manifestou sobre a data comemorativa, que comprova o nível de importância dedicado para este serviço prestado pelo banco por delegação da União

As Loterias Caixa completaram 62 anos de operação ininterrupta da Loteria Federal no domingo, dia 15 de setembro. O primeiro sorteio das Loterias Caixa foi realizado no dia 15 de setembro de 1962.

A Caixa Econômica Federal não se manifestou sobre a data comemorativa, que comprova o nível de importância dedicado para este serviço prestado pelo banco por delegação da União. Até mesmo as redes sociais da loteria não fizeram menção a data comemorativa.

Essa não foi a primeira vez que a Caixa esqueceu a data comemorativa, no ano de 2021 o banco também não celebrou os 59 anos das loterias.

Patrocínio é das Loterias Caixa

Apesar dos patrocínios a entidades e confederações esportivas serem oriundos dos recursos do Fundo de Desenvolvimento das Loterias (FDL), a Caixa insiste em não citar as loterias e os textos distribuídos para a imprensa e postados no site ficam parecendo que a Caixa é quem patrocina e que os recursos são do cofre do banco.

Governo de Jânio Quadros

Antes de ser administrada pela Caixa Econômica Federal, a Loteria Federal era operada pela família Peixoto de Castro. Em 14 de julho de 1961, por meio do Decreto no 50.954, o presidente Jânio Quadros rescindiu o contrato de concessão vigente e passou a administração das loterias às Caixas Econômicas Federais, criando a Administração dos Serviços da Loteria Federal (ASLF).

A literatura comenta que o motivo da rescisão da concessão eram as constantes fraudes. O empresário Simão Brayer, comentou com o BNLData que “quando o Jânio encampou a loteria, tirando a operação da tradicional família carioca – o Peixoto de Castro disse para o Jânio Quadros que perdia dinheiro com aquilo, mas que fazia pela honra do país. O Jânio disse que não queria que ninguém perdesse dinheiro para o governo, mandou encampar o negócio e a Caixa Econômica Federal assumiu a loteria de bilhetes”.

Loterias Caixa completa 60 anos nesta quinta-feira
O primeiro sorteio das Loterias Caixa foi realizado no dia 15 de setembro de 1962

Curiosidade

O primeiro bilhete do ano de 1962, com prêmio máximo de 15 milhões de cruzeiros, realizado em 15 de setembro de 1962, no Rio de Janeiro foi o primeiro bilhete de Loteria Federal do Brasil operado pelo Conselho Superior das Caixas Econômicas Federais.

Na primeira extração da Loteria Federal realizada em 15/09/1962 foram sorteados os seguintes milhares: 1º prêmio – 05349, 2º prêmio – 38031, 3º prêmio – 26492, 4º prêmio – 25151 e 5º prêmio – 01416.

‘Bolão Caixa’ completa 12 anos

No dia 15 de setembro de 2012, a Caixa anunciou a criação do ‘Bolão CAIXA’, que entrou em vigor no dia 1º de outubro daquele ano.

A introdução da nova modalidade de apostas nas Loterias Caixa possibilitou aos lotéricos a cobrança da taxa de serviço de 35% sobre o valor da aposta pela organização e taxa de serviço do bolão, além da comissão sobre o valor da aposta.

O anúncio do Bolão Caixa foi durante a festa dos 50 anos das Loterias Caixa realizada no Rio de Janeiro.

‘Keno Minas’ comemora hoje 14 anos

A loteria ‘Keno Minas’ completou nesta segunda-feira (16), o 14º aniversário de operação em Minas Gerais.

A INTRALOT Brasil, iniciou em 2010 a operação junto à Loteria Mineira, com o lançamento de seu primeiro jogo ‘Keno Minas’. Em seguida a parceria entre a subsidiária da empresa grega e a Loteria Mineira originou novos jogos, ‘Multplix’, ‘Minas5’, ‘Loto Minas’, ‘Toto Lot’, Speedrace e Totogol.

Todos os jogos estão disponíveis em pontos de venda no estado de Minas Gerais, desde bares, restaurantes, mercadinhos, bancas de revistas até pontos de venda da Mineira. A premiação distribuída é uma das razões que explica o bom desempenho dos jogos. Do total arrecadado, no mínimo 60% são destinados às premiações.

 

Comentar com o Facebook