Com solução tecnológica da EGT, Lema Group é aprovada em Prova de Conceito para operação de Video Lottery Terminal (VLT) no Rio de Janeiro

A Lema Group foi aprovada na Prova de Conceito (PoC) para a regulamentação de Video Lottery Terminal (VLT) da Loteria do Estado do Rio de Janeiro – LOTERJ. A operadora licenciada pela Autarquia, atuará com a provedora de tecnologia EGT.
A Lema Group apresentou a solução tecnológica da EGT durante o processo de avaliação conduzido pela LOTERJ. A proposta contempla um modelo de operação que inclui hardware, software e infraestrutura para o funcionamento dos terminais de loteria por vídeo no estado.
A solução apresentada pela EGT abrange um ecossistema de Video Lottery Terminal (VLT) que inclui equipamentos, plataforma tecnológica e portfólio de jogos. O sistema foi desenvolvido segundo padrões internacionais. Foi adaptado para atender as especificidades do mercado brasileiro e as exigências regulatórias locais.
Na terça-feira (31/3), a EGT realizou a demonstração do sistema de Video Lottery Terminal (VLT) para a LOTERJ. A apresentação incluiu a exibição do hardware, do software e da infraestrutura que compõem a solução tecnológica completa (end-to-end). Essa solução será implementada na operação do Lema Group no Rio de Janeiro.
“Essa conquista reflete nossos esforços consistentes e nossa visão estratégica de longo prazo. Desenvolvemos uma solução completa de Video Lottery Terminal (VLT) alinhada às exigências do mercado brasileiro e ao seu arcabouço regulatório, garantindo eficiência operacional e segurança para todos os stakeholders“, afirmou Celina Guedes, Diretora Regional da EGT.
O projeto prevê a fabricação de terminais no Brasil pela EGT. A produção local dos equipamentos visa contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional e proporcionar maior agilidade e suporte operacional para as atividades no estado do Rio de Janeiro.
“A EGT agradece a Lema Group pela confiança em nossa tecnologia, bem como a todos os envolvidos neste processo. Seguimos comprometidos em apoiar o desenvolvimento sustentável e responsável do setor no Brasil”, acrescentou Celina Guedes.
Prova de Conceito – PoC
A Prova de Conceito constitui uma etapa regulatória que envolve transparência, participação institucional e diálogo com a sociedade, especialistas e agentes do mercado. O processo avalia requisitos, modelos, tecnologias e procedimentos operacionais estabelecidos na regulamentação vigente do Estado do Rio de Janeiro.
A PoC incluiu a verificação dos procedimentos de pagamento das apostas. Esses pagamentos serão realizados exclusivamente pelo modelo “Pix no Pix”. O formato estabelece que todas as transações sejam identificadas, rastreáveis e auditáveis, conforme práticas de prevenção a crimes financeiros. As áreas técnicas da LOTERJ acompanharam todo o processo dentro dos limites normativos e parâmetros definidos.
A Prova de Conceito representa uma etapa para a eventual autorização da exploração dos equipamentos. O processo está alinhado aos padrões internacionais de jogo responsável. Está alinhado às práticas de governança pública, à legalidade e à responsabilidade institucional estabelecidos pela regulamentação do estado.


