Conselho do Banestes aprova criação de empresa para operar a Loteria Capixaba

O Conselho de Administração do Banestes aprovou, nesta terça-feira (13), a criação de uma subsidiária do banco estadual para explorar o serviço público de loterias no Espírito Santo. Trata-se de um projeto que vinha sendo estudado ao longo dos últimos anos pelo governo do Estado e que, com esta autorização, começa a sair do papel. A nova empresa vai se chamar Loteria Capixaba.
O banco divulgou nesta terça-feira um Fato Relevante assinada pelo Diretor de Relações com Investidores e de Finanças, Silvio Henrique Brunoro Grillo esclarecendo para o mercado a decisão:
“O BANESTES S.A. (B3: BEES3 e BEES4), nos termos da Resolução CVM nº 44/2021, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração aprovou, nesta data, a constituição de subsidiária para fins de exploração do serviço público de loteria do Estado do Espírito Santo, conforme autorização legislativa conferida pela Lei Complementar Estadual nº 1.069, de 19 de dezembro de 2023, pela Lei Estadual n.º 11.617, de 19 de maio de 2022, e pelo Banco Central do Brasil, por meio do Ofício nº 21249, de 08 de agosto de 2024. O Banestes reitera o seu compromisso em manter os acionistas e o mercado em geral adequada e tempestivamente informados sobre os futuros desdobramentos desse projeto.”
O objetivo é que a operação seja iniciada no segundo trimestre do ano que vem. Além da Loteria Capixaba, que funcionará nos moldes tradicionais, o banco estadual analisa a possibilidade de a nova empresa entrar no mercado de bets, um dos que mais crescem no mundo. Os sites de apostas online movimentaram no Brasil, em 2023, algo entre R$ 100 bilhões e R$ 120 bilhões.