Múltiplo vencedor de G1 – GP São Paulo e Copa ABCPCC Clássica Matias Machline -, Doutor Sureño acaba de colocar um triunfo internacional em seu belo turf-record com a sensacional vitória na XXXIX edição do Longines Gran Premio Latinoamericano (G1), realizado neste sábado, 07 de outubro, no Hipódromo de San Isidro, na Argentina, carreira disputada em 2.000 metros, pista de grama.
Melhor animal em distâncias de meio-fundo no país, Doutor Sureño conta com o preparo do experiente e fantástico treinador, Victorio Fornasaro – profissional que já havia vencido, na capital portenha, no Hipódromo de Palermo, o Gran Premio Nalcional (G1), o Derby Argentino, com Eu Também, de João Boyadjian. José Severo deu direção principesca no animal criado pelo Haras Old Friends Ltda., da Família Camargo, um dos melhores e maiores campos criatórios do país. O filho de Agnes Gold e Notavel Sureña, por Redattore, defende as vitoriosas sedas do Haras Moema, de Enio Buffolo.
Corrido no fundo do pelotão por seu piloto, Doutor Sureño acompanhava com facilidade o ritmo imposto pelo peruano Sahay, o chileno Roheryn, e o argentino Best Galano. O brasileiro Callejero vinha na sétima, oitava posição, bem colocado por Francisco Leandro.
Na hora decisiva, com todos os adversários da frente bastante exigidos, Doutor Sureño foi tirado além de meio de pista por seu piloto. Trazendo ação avassaladora, digna dos grandes craques, Doutor Sureño passou um a um dos seus rivais e colocou um tremendo ponto de exclamação em sua belíssima campanha nas pistas. O peruano Don Feres, o argentino Natan, o uruguaio Papa Mim e o peruano Sahay completaram o marcador. Callejero (Coudelaria Esmeralda) finalizou na 10ª colocação.
Doutor Sureño colocou seu nome ao lado dos brasileiros que venceram a importante carreira, somando, agora, 11 primeiros lugares para o país. Antes com: Dark Brown (1981), Duplex (1982), Derek (1983), Old Master (1985), Falcon Jet (1991), Much Better (1994 e 1996), Jimwaki (1998), Hot Six (2009), Some In Tieme (2016). Sem esquecer que em 2021, Aero Trem, de propriedade do criador de Doutor Sureño, o Haras Old Friends Ltda., venceu a carreira, representando o Hipódromo de Maroñas (Uruguai).
O ganhador, representante do Jockey Club de São Paulo, que fez jus ao prêmio de US$ 216 mil, da bolsa de US$ 360 mil do Latino, passou os dois quilômetros em 1min58s02. (JCB – Fernando Lopes – foto: Karol Loureiro)