Em primeiro encontro promovido pela ANJL, associados compartilham as expectativas e os desafios sobre o mercado regulado no Brasil
A Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) promoveu, nesta sexta-feira (5), o 1º Almoço entre os seus associados. O encontro, no “Le Bife – Steak et Frites”, em São Paulo, reuniu players que atuam em diversas áreas do mercado de apostas esportivas e jogos on-line, que destacaram as expectativas e os desafios relacionados à regulamentação da indústria no Brasil.
O presidente da associação, Plínio Lemos Jorge, disse que esse tipo de encontro é fundamental para o crescimento da associação, fortalecendo os laços entre os associados e dando transparência ao trabalho, para que a entidade possa crescer cada vez mais.
“Nós teremos um ano de muitas adaptações, em que a associação vai ter que estar presente cada vez mais na vida do associado, para auxiliá-lo nessa transição”, disse Plínio, que ressaltou que a entidade está finalizando a atualização do seu Estatuto para dar andamento aos pedidos de associação que já foram feitos e os que ainda estão por vir.
Hugo Baungartner, diretor comercial do Aposta Ganha, disse que a confraternização foi uma oportunidade de os associados se conhecerem mais e trocarem ideias para entender melhor o cenário no país e poder avançar como associação.
“Nesse momento, acho que vale muito a pena, além da gente se conhecer um pouco mais, juntar esforços para que a gente possa de uma maneira uniforme ter o mesmo discurso, com os mesmos objetivos. O ano de 2025 vai ser muito diferente do que já foi nos últimos anos. O mercado vai mudar. Como associação, e como associados, temos que estar preparados para essas mudanças”, afirmou Baungartner.
Já Lucas de Paula Lima, head de New Ventures da ClearSale, pontuou que a interação entre os diferentes representantes do ecossistema de jogos traz novas perspectivas, ajudando a endereçar dúvidas e na construção de uma articulação que favoreça a indústria. Ele também destacou o momento desafiador que o setor vive, com iminente inédito cenário sob regulamentação federal.
“Esse é o grande ponto de atenção do momento. É um desafio equilibrar o peso regulatório com a questão do mercado regulado como um todo. Se não tem regulação, não tem regras. Mas se você tem uma regulação com um peso muito grande, você também inibe a entrada de empresas. Quero muito saber como será essa nova realidade e a penetração dessas principais empresas no mercado regulado. A minha principal expectativa é ter clareza de todos os detalhes que compõem essa dinâmica e de como o mercado vai se acomodar, de como será a nossa taxa de canalização”, disse Lima.
Sandro Botelho, CMO da Bet BoxTV, por sua vez, frisou a importância da união dos players para a disseminação de informações corretas sobre o setor.
“Temos muitas expectativas para o ano que vem. Entrando regulamentação, taxação, a gente espera que o mercado cresça muito e se profissionalize muito também. E, para ajudar a desmistificação, quem não faz a coisa certa, procure fazer, una-se a quem está fazendo, associe-se a uma associação como essa. E, claro, promova o jogo responsável, positivo, por meio da educação”, afirmou Botelho.
Sobre a ANJL
Lançada em março de 2023, a Associação Nacional de Jogos e Loterias defende os interesses de seus associados, do setor e do jogo responsável e íntegro, sempre pautados pelo incentivo ao esporte, pela segurança das apostas e pela contribuição ao desenvolvimento econômico do país. Entre os associados estão GaleraBet/PlayTech, Big Brasil, F12, PagBet, BetNacional, Mr. Jack, Parimatch, BetFast, Aposta Ganha, Liderança Capitalização, ZRO Bank, Okto, Propane, PAAG, Clear Sale e BetBox tv.