Ex-integrantes da equipe de Guedes viram sócios da loteria paulista

Ex-integrantes da equipe econômica do ex-ministro Paulo Guedes viraram sócios do Aposta Vencedora, consórcio que arrematou a loteria estadual de São Paulo. Alexandre Manoel da Silva, presidente do conselho de administração e fundador da empresa, agora conta com Adhemar Ranciaro, que será diretor de regulação, registra nota da coluna Painel da Folha de S.Paulo.
Ranciaro foi coordenador-geral de loterias na gestão de Paulo Guedes entre 2019 e 2020, onde trabalhou com Manoel da Silva, ex-secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia.
Também ingressam como sócios Iuri Castro e Francisco Pedrosa. Com mais de 20 anos de experiência com as loterias da Caixa, Castro será o diretor de operações. Pedrosa assumirá a diretoria de tecnologia. Ele é próximo do português Fernando Paes Afonso, também sócio e CEO do Aposta Vencedora.
O início das atividades da loteria está previsto para 30 de outubro deste ano.
A concessão foi adquirida em leilão lançado pelo governador Tarcísio de Freitas (ex-ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro) e ocorrido em novembro do ano passado. O consórcio Aposta Vencedora venceu com lance de R$ 600 milhões.
A arrecadação prevista é de R$ 3,4 bilhões ao longo de 15 anos de concessão. Por lei federal, os recursos públicos obtidos com as apostas precisam ser destinados ao combate à vulnerabilidade social. Em São Paulo, esse dinheiro é integralmente destinado para o financiamento da saúde pública.