FBM comemora 20 anos com expansão, novos projetos e agenda social

Destaque I 10.09.21

Por: Elaine Silva

Compartilhe:

A FBM está completando 20 anos em 2021 e o BNLData conversou com o fundador e CEO da FBM, Rui Manuel Mendes Francisco e com o diretor da FBM, Vítor Francisco. Os executivos revelaram a origem da marca no Brasil na década de 90 através dos vídeo-bingos e os momentos mais marcantes da empresa ao longo de sua trajetória.

Rui Francsco registra a transição do vídeo-bingo para as slots, a expansão do México e Filipinas, a liderança no mercado asiático, o lançamento da multigame Easy$Link e criação da FBM Digital Systems como momentos importantes da marca.

Herdeiro natural, Vítor Francisco, revela que desde 2012, já trabalhou em diversos departamentos como técnico, financeiro, pessoal e por último marketing e administrativo. Comenta também sobre sua participação na FBM Foundation, que é uma forma que o grupo encontrou de apoiar as comunidades nas quais está inserido. “A ideia é trabalhar em parceria com certas instituições de forma a poder retribuir tudo o que as comunidades fizeram por nós!”, comentou.

Confira as entrevistas:

Entrevista 20 anos FBM – Rui Manuel Mendes Francisco, fundador da FBM

Conte-nos como tudo começou e que isso significa a celebração dos 20 anos da FBM?

Os primeiros passos da FBM foram dados no Brasil. Entre a década de 90 e no início dos anos 2000 arriscamos desenvolver produtos de alta qualidade para um mercado que já era bem competitivo no mundo. Os primeiros produtos desenvolvidos tiveram ótima aceitação e com isso, a FBM começava o seu caminho para se tornar uma marca global.

Foram tempos muito marcantes para mim, pois era o início e contávamos ainda com pouca experiência no ramo. Então eu tive oportunidade de participar no desenvolvimento dos produtos e aperfeiçoamento tecnológico dos mesmos. Recordo esses tempos com saudade e bastante orgulho, pois vejo o caminho que fizemos desde essa época até hoje e tudo o que conquistamos nesta indústria.

Consegue destacar três momentos importantes da FBM?

É dificil escolher apenas três momentos em 20 anos com muitas boas histórias, porém vou me referir a três passos importantes para a marca.

O primeiro está ligado à internacionalização da marca do Brasil para o mundo. Quando o jogo deixou de ser permitido no país, redirecionamos o foco para a internacionalização e foi um período muito exigente para toda a equipe. Nós já sabíamos que o Brasil era um mercado bem avançado na época, porém quando abordamos os mercados externos tivemos uma surpresa muito positiva. Percebemos que já desenvolvíamos produtos com um nível de qualidade elevado para o standard global e foi um período de rápido crescimento e expansão para a marca, que todos vivemos com muita alegria.

A expansão para o México é o segundo momento marcante. Este foi um passo importante no crescimento da marca FBM, pois avançamos para o mercado mexicano com a clara ideia de expandir os nossos produtos de vídeo-bingo, mas também de alargar o tipo de produtos desenvolvidos e entrar no universo das slot machines. Até ao momento essa tem sido uma aposta ganha sem dúvida e os nossos produtos têm convencido os operadores do país, como prova o êxito recente do nosso produto de Multi-Game.

O compromisso mais sério assumido com o jogo online através da constituição da FBM Digital Systems é o terceiro momento que registro. Já há alguns anos que as nossas equipes de desenvolvimento trabalham em produtos e soluções para cassinos online e o lançamento do website da empresa em abril de 2021 com um portfólio diversificado de jogos será certamente um marco na história do grupo. Temos expectativas muito grandes para esta área de negócio, que têm sido superadas nos últimos meses com os acordos que temos firmados já para os próximos meses e o lançamento de novos produtos.

O que significa a entrada no mundo digital após 20 anos para a FBM?

A FBM não entrou apenas agora no digital. Já há alguns anos que as equipes de desenvolvimento do grupo trabalham em produtos para o universo online e a constituição da FBM Digital Systems, em abril de 2021, veio cimentar este projeto de longo prazo.

É um passo natural muito importante para a FBM, que tem agora o seu portfólio de produtos disponível para os jogadores aproveitarem quando e onde quiserem. Além da comodidade e flexibilidade, a marca FBMDS traz ainda novas experiências para os jogadores ao apresentar produtos diferentes da oferta em máquinas físicas como a banca francesa, o blackjack, o baccarat ou os vídeo-pokers.

Conte-nos novidades relacionadas com os produtos FBM!

Os 20 anos estão sendo marcados pelo lançamento de vários produtos no universo FBM. Nos cassinos físicos estamos trabalhando em novos produtos de rodilhos na vertente multi-jogo que vão trazer algumas surpresas associadas. Ao mesmo tempo continuamos com os processos de expansão nas Filipinas e no México. Nos bingos, acabamos de lançar o pacote classic com versões novas do Plus 3, Multi Champion, Multi Mega e Multi Plus contendo um Free Play Bonus. Para o futuro estão previstos novos re-styles e ainda um projeto de raiz desenvolvido para o mercado da Noruega.

No mercado online, a FBMDS tem ambiciosos planos de crescimento. A marca lançou recentemente a Banca Francesa para Portugal, o pacote Mythic Link no México e vai continuar lançando mais novidades no futuro próximo. No cronograma está previsto o lançamento de novos jogos de bingo, rodilhos e jogos de mesa, que vão trazer mais atributos e experiências de jogo diferentes para os clientes dos cassinos online. Além da componente de produto, a FBMDS tem já vários acordos firmados para integrações em cassinos online e plataformas de distribuição abrangendo vários mercados da Europa e América do Sul.

Para o futuro a longo prazo, a FBM está também desenvolvendo uma plataforma híbrida de jogo com foco no mercado Asiático e um aplicativo de midia social contendo jogos de bingo e rodilhos.

O que significam as expressões que vejo muito associadas ao universo da FBM “always champion” e “global gaming brand”?

Estas duas assinaturas são características definidoras da marca FBM. A referência “Always Champion” está presente no nosso DNA a cada produto que desenvolvemos. Queremos trazer produtos confiáveis e que tragam valor para os nossos clientes e stakeholders. No fundo queremos produtos campeões. Além disso, a palavra Champion diz-nos muito, estando presente em nossos jogos de sucesso, que já lançamos na FBM e sendo também o nome de um dos nossos mascotes – Mr. Champion.

A “Global Gaming Brand” é uma assinatura que conquistamos com o nosso trabalho e dedicação. É a afirmação do nosso crescimento. Começamos circunscritos num contexto e mercado específicos e soubemos dar passos sólidos de crescimento e expandir como marca ao ponto de nos afirmarmos como uma referência no panorama global da indústria de jogos de cassino. Esta expressão representa, por isso, o resultado do nosso esforço e um orgulho imenso no que já fizemos e continuamos a fazer com a marca FBM.

Depois de 20 anos FBM o que esperar dos próximos 20?

Para os próximos 20 anos espero que consigamos manter o ritmo de crescimento destas duas décadas e que consolidemos o nosso estatuto de marca global. Vivemos um contexto diferente e temos muitos desafios pela frente nas diferentes áreas da nossa operação, mas acredito que temos a equipe certa para dar continuidade ao nosso legado de 20 champion years.

Queremos transportar a irreverência, o pioneirismo e a adaptabilidade que demonstramos ao longo dos últimos 20 anos para o futuro e, com isso, vamos continuar a expandir os nossos produtos, elevando ainda mais o nome da FBM no mundo do jogo.

***

Entrevista 20 anos da FBM – Vítor Francisco, Diretor FBM

Como começou o seu percurso na FBM?

Foi um início orgânico e natural, visto que vi, ainda muito jovem, a empresa evoluir. Estou na empresa desde 2012 e nestes nove anos, pude estar inserido em diferentes departamentos: técnico, financeiro, pessoal e por último marketing & administrativo. Todo esse percurso me fez entender toda a cadeia de valor da produção dos jogos da FBM e o seu ecossistema. Agora tenho uma visão holística daquilo que representa a marca FBM.

Qual é o seu papel atual na FBM?

Atualmente sou diretor de uma das empresas do grupo e membro do board executivo.

Como você vê o legado que o seu pai Rui Francisco construiu?

Durante estes 20 anos foi construída uma marca a partir de esforço, suor e criatividade. O Rui teve uma visão a longo prazo de forma a construir todo um legado durante a atuação da empresa no Brasil.

No entanto, a marca vai além disto: o Rui foi capaz de alavancar a marca após a migração para o exterior, consequência da proibição no Brasil. Isto requer uma enorme visão estratégica e um sentido muito apurado para entender quais são as melhores janelas de oportunidade em termos de negócio. Sem este sentido crítico, seria muito difícil estarmos festejando no dia de hoje os 20 anos da FBM, uma marca sólida no mercado internacional que está apostando na expansão e profissionalização.

Nos 20 anos da FBM, quais os três maiores marcos da empresa na sua opinião?

São tantos nestes 20 anos de FBM, mas ao ter que escolher, elejo estes:

– O pioneirismo do jogo de bingo no mercado asiático em 2002.

– O marco de 40 mil máquinas instaladas globalmente.

– O rompimento das barreiras do bingo, com o desenvolvimento de slots, poker, baccarat e uma plataforma online.

O que representa a FBMDS para o futuro da marca FBM?

A tendência do mercado agora é voltada para o crescimento do jogo online. Tendo isso em vista, a atuação da FBMDS como divisão online da marca FBM será de vital importância para que o grupo evolua de acordo com as necessidades do consumidor, acompanhando a sua própria adaptação.

Vôcê ítor está a encabeçar a FBM Foundation. Explique-nos a sua gênese e qual o seu propósito. Tem alguma ação prevista?

A FBM Foundation é um projeto no qual fico muito feliz por participar. É uma forma que o grupo encontrou de apoiar as comunidades nas quais está inserido.

A ideia é trabalhar em parceria com certas instituições de forma a poder retribuir tudo o que as comunidades fizeram por nós.

Para já o que podemos adiantar é que iremos trabalhar em parcerias com instituições de ensino, provendo-as com equipamentos de estudo e até treinamentos dentro de nossas oficinas nas Filipinas.

Atualmente, você está a frente da FBM Foundation. Explique-nos a génese e o propósito. Tem alguma ação prevista?

Após a pandemia haverá com certeza um impacto permanente no cenário presencial de apostas. Muitos jogadores tiveram que adequar seus hábitos ao jogo online para poder continuar o seu hobby e, portanto, é natural que alguns permaneçam nessa dimensão.

Em relação aos cassinos, considero que terão que se focar no ponto diferenciador que possuem face ao online: o aspecto social (humano). Existe um espectro de jogadores que procuram a socialização associada ao lazer.

Para estes jogadores, será determinante a maneira como os cassinos reagirão para relembrar que o cassino físico possui muita força frente à praticidade do casino online.

Há mais novidades do universo FBM?

Estamos buscando expandir o universo FBM para novos locais, como USA, Noruega e outros. Além disso existem outros projetos, mas estes ainda não posso adiantar…rs…

Comentar com o Facebook