Federação Mundial de Poker alcança o número de 50 países filiados

A Federação Mundial de Poker (WPF) alcançou a marca de 50 países filiados, distribuídos entre cinco continentes. Hoje, a Europa é quem detém o maior número de representantes, com 23, seguido da América, com 10. Para completar o ranking, aparecem Ásia, que soma 10 países, a África, com três, e, para completar, a Oceania, que tem a Austrália incluída.
O Brasil é um dos países que fazem parte desta lista de filiados. Em novembro do ano passado, São Paulo sediou o evento no WTC Sheraton, durante a última etapa do BSOP 2024, que reconheceu oficialmente o poker como um esporte da mente. Executivos da IMSA (International Mind Sports Association) vieram para votar e reconhecer, de maneira unânime e definitiva, como um jogo de estratégia e habilidade mental.
Na América do Sul, além do Brasil, outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai compõem a lista de países filiados a WPF. Reino Unido, Canadá e Alemanha, três dos principais mercados de poker no mundo, também fazem parte.
“Nosso objetivo é construir e consolidar uma estrutura esportiva global para o poker. O intercâmbio com outros países e outros mercados é muito importante para o desenvolvimento e crescimento da mobilidade em diversas áreas e esferas”, afirma Leonardo Cavarge, CEO da World Poker Federation.
O trabalho da WPF também engloba cooperação com governos e instituições nacionais e internacionais com o intuito de promover o desenvolvimento do poker. A entidade promove e incentiva a prática do poker em todas as suas modalidades, abrangendo desde as mais conhecidas, como Texas Hold’em e Omaha, até modalidades menos comuns, como Badugi e Short Deck.
Lista completa:
Argentina
Australia
Barbados
Basque Country
Belarus
Belgium
Bosnia
Brazil
Bulgaria
Canada
Chile
Colombia
Croatia
Cyprus
Czech Republic
Ecuador
Estonia
France
Germany
Hong Kong
Iceland
Israel
Italy
Japan
Macau
Malaysia
Mexico
Montenegro
North Macedonia
Norway
Pakistan
Panama
Paraguay
Peru
Poland
Portugal
Puerto Rico
Romania
Serbia
Singapore
Slovenia
South Africa
South Korea
Spain
Taiwan
Thailand
Uganda
Ukraine
Uruguay
Zambia