Grupo de Trabalho com 10 áreas na Caixa é demorado e pode não resolver

Blog do Editor I 23.03.21

Por: Magno José

Compartilhe:
Entre as propostas apresentadas pela Febralot para os representantes da Caixa durante a reunião, o tema das loterias estaduais despertou atenção do BNLData

No BNLData desta segunda-feira (22) registramos que uma das deliberações da reunião entre os representantes da Febralot e dirigentes da Caixa foi que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães teria autorizado a criação de grupo de trabalho com representantes de 10 áreas diferentes do banco, com dedicação exclusiva para trabalhar pelas melhorias do Canal Lotérico: Rede, TI, Negócios e Varejo, Logística, Finanças, Agente Operador, Atacado, Governo, Seguridade e Marketing.

Ao BNL, um especialista em Caixa Econômica Federal disse que existe um grande risco em um grupo de trabalho no banco envolvendo 10 áreas.

“Grupo de trabalho com 10 áreas da Caixa pode até dar resultado, mas vai ser demorado. É muita gente e expectativas diferentes” comentou.

Uso do balcão da Caixa pelas loterias estaduais

Entre as propostas apresentadas pela Febralot para os representantes da Caixa durante a reunião, o tema das loterias estaduais despertou atenção do BNL.

Sobre a possibilidade de comercialização dos produtos das loterias estaduais na Rede Lotérica: “A Caixa informou que todas as Loterias Estaduais estão em regulamentação no Ministério da Economia e que só pode leva-las ao balcão lotérico, após esta etapa, quando tornarem-se legais”.

Comento

Pela redação do texto veiculado no site da Febralot, parece que a Caixa considera que o Ministério da Economia está acima da decisão do Supremo Tribunal Federal, que garantiu o direito de os Estados e Distrito Federal explorarem os serviços públicos de loterias.

Participação na operação estadual

Outro questionamento foi sobre a possibilidade de os lotéricos participarem das empresas que poderão operar os jogos para as loterias estaduais. “Segundo o vice-presidente de Rede, devido ao contrato de permissão com a Caixa, não permite as empresas lotéricas pertencerem às empresas que explorem jogos. Além disso, a Rede Lotérica não poderá tratar diretamente com as operadoras de jogos estaduais para venda direta de jogos nas unidades lotéricas.

Comento

A Caixa está em uma encruzilhada. Diferente da atuação da Caixa, que não permitiu o compartilhamento do balcão lotérico para venda da Loteria Instantânea Exclusiva – Lotex pela IGT e Scientific Games, as loterias estaduais são uma realidade.

Grandes empresas estão se habilitando para operar jogos estaduais e com a possibilidade de operarem jogo atrativos e com agilidade, poderão representar uma forte concorrência para os envelhecidos produtos das Loterias Caixa.

Duas opções

Ou a Caixa se associa as loterias estaduais e compartilha seu balcão ou vai permitir que os estados e o Distrito Federal instalem redes lotéricas estaduais, inclusive com a prestação de serviços financeiros, comprometendo ainda mais o equilíbrio econômico-financeiro de sua rede lotérica.

Comentar com o Facebook