Inovações tecnológicas da medicina que são dignas dos melhores videogames futuristas

Compartilhar

Prótese de braço com drone embutido já existe

Os avanços da ciência durante os últimos anos revolucionaram a forma como nos comunicamos e interagimos com o mundo. Depois das comunicações, a próxima área em que haverá uma revolução será a medicina. Coisas incríveis, como nano robôs e órgãos sintéticos criados em laboratório já estão em fase de teste.

Mas já existem inovações tecnológicas ligadas à medicina que são surpreendentes e dignas dos melhores filmes de ficção científica e videogames futuristas. Uma prótese com recursos tecnológicos incríveis e até um drone embutido foi implantada em um homem recentemente. Descubra mais a seguir!

Perda do braço

James Young é um britânico de 31 anos que sofreu um acidente horrível. Ele caiu embaixo de um trem e, entre muitas lesões graves, teve o braço esquerdo amputado na junção com o ombro. Depois de meses internado, uma série de cirurgias e tratamentos ele se recuperou.

(Foto: Unsplash)

Mas a perda do braço era uma sequela muito dura, principalmente quando ele se via obrigado a usar as próteses tradicionais, com um gancho no lugar da mão e que causavam escoriações na sua pele. Foi aí que ele encontrou um post de recrutamento de voluntários para testes de uma nova prótese.

Prótese inspirada em videogame

A Konami, uma das maiores empresas de jogos de computador do mundo, criou um projeto que pretendia desenvolver uma prótese que fosse similar a usada por um personagem do seu jogo de sucesso Metal Gear Solid. Para isso ela montou uma equipe multidisciplinar, que contava com a artista Sophie de Oliveira Barata, responsável pelo design artístico.

Então ela passou a buscar voluntários que estivessem dispostos a colaborar nos testes para o aperfeiçoamento da prótese. E foi assim que a história de James e do ciborgue personagem de videogame chamado Snake se cruzaram.

Funcionalidade e tecnologia

A prótese que custou cerca de 60 mil libras chegou ao seu estágio final com funcionalidades que transformaram para muito melhor a vida de James. Ela é extremamente leve e consegue reproduzir os movimentos de um braço real com muita precisão. Além disso, ela conta com uma lanterna, lasers decorativos e até uma porta USB capaz de carregar dispositivos móveis e celulares, para que ele possa sempre estar conectado e apto a aproveitar os melhores sites de jogos da internet, como o NetBet cassino.

 

(Fonte: Unsplash)

Mas a funcionalidade mais incrível de todas é a existência de um drone embutido no ombro, que pode ser pilotado a partir de controles instalados no braço biônico. Além de ser algo inusitado e impressionante, o drone serve como uma distração, que permite que James, que também teve uma perna amputada no acidente, viaje pela sua cidade sem precisar se mover.

Estas e outras grandes criações da ciência em benefício da medicina estarão acessíveis para mais pessoas muito em breve, e alterarão permanentemente a forma como nos recuperamos e protegemos de doenças e lesões. E se elas ainda puderem nos dar uma aparência biônica super futurista inspirada em personagens de videogames clássicos será ainda melhor, não é verdade?

Comentar com o Facebook