Investir em Bitcoin – a melhor decisão de sempre ou um desperdício de dinheiro?

Especial I 24.12.21

Por: Magno José

Compartilhe:
As vantagens e desvantagens de investir em Bitcoin.

O Bitcoin passou por um período bastante turbulento recentemente. A cripto foi introduzida como moeda corrente legal em El Salvador no início de setembro. Uma novidade mundial, mas que, apesar de ser um marco extraordinário, não foi recebido por todos com o mesmo entusiasmo. A introdução desta moeda digital não correu bem e nem todos os habitantes de Salvador estão felizes com ela. Ainda por cima, a Bitcoin perdeu recentemente grande parte de seu valor no espaço de uma hora. De uma explosão positiva a uma mega decepção?

A situação acima ilustra bem por que a opinião está tão dividida no que respeita à posse de Bitcoin. Alguns entusiastas defendem esta ideia, adoram ganhar dinheiro de tempo em tempo, ou têm um grande fôlego e uma certa quantia ou objetivo em sua mente antes de se deixarem investir. Para outros, no entanto, as flutuações de preços são um pesadelo e isto, por si só, é uma razão para que não invistam nesta criptomoeda. Porque, tão rápido quanto a flecha é capaz de disparar para o alto, ela também pode tombar e atingir o chão novamente. E você? A qual dos campos pertence?

As vantagens e desvantagens de investir em Bitcoin

Se fala muito em Bitcoins e na sua aquisição, mas as pesquisas têm mostrado que muitos holandeses realmente sabem muito pouco sobre essa temática. Isto mostra que é importante aprender sobre as vantagens e as desvantagens de se possuir bitcoins. Não esqueçamos que, em alguns casos, estamos falando de grandes somas de dinheiro e que isso não se trata apenas de um jogo. Algumas das vantagens e desvantagens serão brevemente explicadas de seguida.

Vantagens

  1. O preço pode ter grandes flutuações, o que pode causar picos de variação de valor enormes
  2. Os custos de transação são mínimos e as transações são rápidas
  3. Você pode pagar com Bitcoins em qualquer lugar do mundo, ao longo de todo o dia e entre diferentes continentes
  4. Esta moeda também pode ser usada para transações menores, por exemplo, uma compra no supermercado.
  5. Se trata de um sistema altamente seguro. Além disso, ao contrário do dinheiro físico, você não pode ser assaltado, desde que tome as precauções corretas.

Desvantagens

  1. O preço pode flutuar enormemente, o que pode causar grandes quedas
  2. A bitcoin ainda não é aceite em muitos lugares. Portanto, é possível fazer transações menores com ela, mas o supermercado tem que aceitar esta criptomoeda.
  3. É importante ter um conhecimento suficiente do mercado
  4. Uma vez feita uma transação com Bitcoins, esta é irreversível
  5. Os pagamentos dependem da Internet, os pagamentos offline (ainda) não são possíveis

Tomar uma decisão sábia

Você é alguém que prefere comprar Bitcoins hoje, quando os preços estão bons, ou você prefere ficar com o dinheiro físico? Qualquer que seja o grupo a que você pertença, todos têm suas razões. O mais importante é que, se você optar por investir, busque sempre o conselho apropriado. De preferência, por um especialista profissional. Decida sabiamente e, quem sabe, talvez coisas muito legais venham a acontecer!

Comentar com o Facebook
error: O conteúdo está protegido.