Os 7 fatos dos eSports que o vão surpreender
Os 7 fatos dos eSports que o vão surpreender
O universo e toda a indústria envolvente dos eSports, ou jogos eletrônicos, tem crescido a uma velocidade estonteante nos últimos anos. Essa evolução, não só permitiu transformar o que era considerado um mero hobby num setor multimilionário, mas também conseguiu criar um dos maiores fenômenos culturais a nível mundial nos dias atuais.
No ICE Casino poderá apostar em praticamente todos os eSports que vão acontecendo nos quatro cantos do planeta, permitindo tirar uma das mais valias deste desporto globalizado. Além disso, face à recente introdução deste mercado na realidade mundial, existem alguns fatos que são desconhecidos pela população em geral. Desta forma, neste artigo iremos abordar os 7 mais significantes e que deixarão os nossos leitores bastante surpresos.
- O número de espectadores continua a crescer
Apesar de falarmos de um mercado bastante recente quando comparado com outros desportos que estão no ativo há dezenas de anos, os e-Sports já superam por muito no que diz respeito à audiência global. Atualmente, o mercado dos jogos eletrônicos supera os 500 milhões de espectadores, superando ligas reconhecidas como é o caso da MLB e NHL, liga de basebol e de hóquei no gelo respectivamente.
No entanto, os eSports não ficam por aí, uma vez que várias finais de torneios reconhecidos mundialmente começam a ter números de audiência que concorrem com os maiores eventos a nível mundial, por exemplo com o Super Bowl.
- Prêmios dos maiores eventos de eSports
No início dos eSports, as melhores classificações de grandes torneios ofereciam prêmios pouco significativos. Um facto curioso eram as ofertas constantes de moedas digitais nesses torneios há uns anos, que, atualmente, poderiam valer uma fortuna. Contudo, com a rápida evolução deste desporto bastante competitivo, os prêmios nos melhores torneios começaram a evoluir e a sofrer um aumento drástico nos prize moneys.
Atualmente, existem torneios de e-Sports que distribuem mais de 30 milhões de euros aos participantes, um desses exemplos é o torneio “The International” de Dota 2. Com isso, os melhores jogadores de cada jogo eletrônico conseguem arrecadar ganhos avultados e superiores a muitos atletas de outros desportos.
- Competição mundiais
Muitos países, face à febre atual dos eSports, começaram a competir entre si através dos jogos eletrônicos. Desta forma, à semelhança dos campeonatos do mundo de desportos convencionais, os e-Sports também já têm distintas organizações de campeonatos mundiais entre jogadores de diferentes nacionalidades. Estas competições são acompanhadas por milhões de fãs de todo o mundo, gerando um grande entusiasmo entre as nações.
- As novas carreiras profissionais
Pode parecer um sonho para muitos jovens, mas os e-Sports já permitem que uma pessoa consiga uma carreira profissional apenas divertindo-se com os jogos eletrônicos. No entanto, para que isso aconteça também é necessário bastante compromisso e disciplina. Apenas com essa dedicação um jogador conseguirá tornar-se um jogador profissional de eSports, pois apenas com longas horas de treino com a sua equipa podem evoluir e melhorar as suas habilidades.
- A importância dos eSports na economia digital
Vivemos numa era praticamente digital, onde as novas tecnologias são mandatórias no nosso dia a dia. Assim, a indústria dos e-Sports não é apenas o momento do jogo jogado, pois tem muitas outras envolventes no setor. Os canais de streaming, a publicidade e o turismo são áreas que recebem muitos dividendos da indústria gaming, promovendo a que a economia digital continue em grande crescente. Desta forma, inúmeras empresas, principalmente as mais ligadas ao mercado digital, criam parcerias com equipas, jogos e torneios, que têm um papel fundamental para um significativo e importante fluxo financeiro no setor digital.
- Universidades e novas oportunidades
Universidades nos mais variados países, principalmente nos Estados Unidos e Coreia do Sul, estão a valorizar o talento dos seus jogadores de eSports. Essa valorização é feita através da oferta de bolsas de estudo para os que conseguem destacar-se nos jogos mais populares como é o caso do League of Legends e Overwatch.
Tal iniciativa reforça a legitimidade dos e-Sports como uma modalidade desportiva, contribuindo, também, para a atração de jovens talentos para este novo cenário competitivo. Com isso, as principais instituições de ensino superior reconhecem o potencial dos eSports, promovendo uma nova geração de atletas que podem combinar as suas habilidades digitais com uma formação acadêmica.
- Impactos positivos a nível cognitivo e social
Diversos estudos indicam que a participação nos jogos de eSports pode promover o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e sociais. Dessa forma, atletas envolvidos em jogos de estratégia, por exemplo, tendem a aprimorar:
⇒ Capacidade de resolver problemas;
⇒ Melhoria na tomada de decisão em situações de stress;
⇒ Colaboração em equipa.
Além disso, vários jogos digitais requerem uma comunicação clara e eficaz, bem como habilidades relacionadas com a liderança e um trabalho em equipa. Todas essas competências são bastante valorizadas, não apenas nos principais ambientes profissionais, mas também nas interações sociais do dia a dia. Assim, podemos afirmar que os eSports não servem apenas como uma forma de entretenimento, mas também como uma plataforma para o crescimento pessoal e profissional.
Os eSports vieram para ficar
Os jogos eletrônicos já não são apenas uma curiosidade, pois tornaram-se um fenômeno global. Atualmente, já abrange milhões de fãs por todo o mundo, desenvolvendo-se como uma das indústrias mais lucrativas e que mais dinheiro movimenta em todos os seus setores. Desta forma, o mundo dos eSports continua a surpreender e a crescer ano após ano, sem previsão de abrandamento.