Saiba como declarar seu título de capitalização no Imposto de Renda

Capitalização I 27.05.22

Por: Magno José

Compartilhe:
Capitalização cresce 6,25% até novembro, com tendência de desempenho positivo em todas as regiões
Não esqueça, o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda é até o dia 31 de maio. Evite deixar para a última hora

Se você foi contemplado com prêmio em dinheiro ou realizou resgate no ano de 2021, precisará declarar essa movimentação no seu Imposto de Renda de 2022.

Para facilitar essa tarefa, a FenaCap fez um passo a passo de como você deverá fazer a declaração do seu título de capitalização. Veja abaixo:

1. Site da Receita

Todo o processo começa no site da Receita (receita.fazenda.gov.br). Faça o download do programa IRPF 2022 adequado ao seu sistema operacional.

2. Para quem foi sorteado

Se esse é o seu caso, você foi sorteado em 2021 e ganhou prêmio em dinheiro, precisará declarar na seguinte ficha: Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva, linha 12 – Outros.

Nesse caso, o documento que você deverá usar para colocar todas as informações corretas é o seu Informe de Rendimentos.

3. Para quem fez resgate

Se você fez algum resgate do seu título de capitalização em 2021 também precisará declarar na ficha Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva, linha 12 – Outros.

Lembre-se que se o valor do resgate for maior que o valor pago haverá tributação somente sobre o que excedeu. Apenas sobre o que rendeu!

4. Para quem tem saldo na capitalização

Caso ainda exista saldo da sua capitalização, o resíduo deve ser informado na ficha Bens e Direitos, Grupo e Código 99. Nesse caso, o contribuinte deverá buscar o documento Extrato de IR, para incluir todas as informações necessárias.

Não esqueça, o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda é até o dia 31 de maio. Evite deixar para a última hora. (Notícias FenaCap)

Comentar com o Facebook
error: O conteúdo está protegido.