Segundo dia da G2E Las Vegas
Depois de iniciar seu programa de educação na segunda-feira, a Global Gaming Expo (G2E) 2023 abriu seu salão de exposições na terça-feira, dando as boas-vindas a milhares de participantes para explorar as últimas novidades que atingem a indústria do jogo. Na quinta-feira, no The Venetian, Las Vegas, o evento apresenta uma área de exposição de 269 mil pés quadrados e 368 expositores, acima dos 252.000 pés quadrados e 350 expositores em 2022.
A tão esperada abertura do salão da exposição ocorreu imediatamente após o tradicional discurso de boas-vindas, entregue pelo presidente e CEO da American Gaming Association, Bill Miller. Em seu discurso “State of the Union”, Miller elocuhou a recuperação recorde da indústria de jogos dos EUA na era pós-pandemia, que já testemunhou 10 trimestres consecutivos de crescimento.
Embora algumas preocupações se aprouvem, incluindo incerteza econômica, temores de uma recessão e altas taxas de juros, Miller observou que “os jogos nunca foram tão populares entre os consumidores americanos” do que é hoje, impulsionado pelo crescimento em toda a linha. “Brick-and-mortar, fabricação, apostas esportivas móveis e iGaming estão levando a indústria a máximas históricas”, afirmou o CEO da AGA em seu discurso de boas-vindas.
A alegação de Miller de que o jogo é mais popular foi apoiada por números, com o chefe do sindicato observando que encontrou 49% dos adultos americanos apostados no ano passado. Mas essa popularidade não se traduz apenas nos números recordes que o setor vem registrando ultimamente – Miller destacou que os jogadores estão vendo cada vez mais cassinos e outras partes interessadas da indústria de jogos como “forte econômico e parceiros comunitários”.
De acordo com a pesquisa “American Attitudes Towards Gaming 2023”, cerca de 71% dos adultos estão cientes do impacto econômico positivo da indústria, um aumento de 17% em relação a um estudo pré-pandemia; e 77% dos adultos acreditam que os jogos criam “empregos de alta qualidade e bem remunerados”. Os esforços da indústria para promover iniciativas de jogo responsável também podem explicar essa crescente popularidade, com Miller promovendo que 84% dos jogadores e 94% dos apostadores esportivos estão agora cientes dos recursos para manter o jogo seguro.
Enquanto a recente pesquisa “Gaming Industry Outlook” da AGA descobriu que os CEOs de jogos de azar dos EUA são “cautelosamente otimistas” sobre as condições futuras do mercado, prestando muita atenção aos ventos contrários que poderiam potencialmente impactar o crescimento da indústria, hoje o cenário aponta para a expansão. Desde a G2E 2022, 12 novos cassinos terrestres foram abertos em todo o país, observou Miller, resultando em mais de 1.000 propriedades nos EUA pela primeira vez.
O mesmo impulso pode ser visto nas apostas esportivas: cinco anos após a revogação da Lei de Proteção ao Esporte Profissional e Amador, a vertical viu um “crescimento explosivo” com 35 estados e o Distrito de Columbia oferecendo jogos esportivos legais de alguma forma. Embora a pegada do iGaming seja comparativamente menor, vive apenas em seis estados e com Rhode Island pronta para se tornar a sétima no próximo ano, sua popularidade também está em ascensão, com Miller observando que a receita nesta vertical subiu mais de 20% a partir de 2022.
Em outro lugar em seu discurso, Miller destacou o crescimento da indústria do jogo em escala global, impulsionado por “um modelo de sucesso” que criou um negócio sustentável e próspero. Exemplos citados pelo CEO dessa expansão incluem o resort planejado de Wynn nos Emirados Árabes Unidos, a iminente legalização do jogo no Brasil e a construção do primeiro resort integrado do Japão pela MGM Resorts.
Segurança cibernética ocupa o centro do palco
Após o discurso de boas-vindas de Miller, uma linha de líderes reconhecidos da indústria de jogos de azar tomou o palco principal do evento para a palestra “View from the Top: CEO Outlook 2023”. Bill Carstanjen, CEO da Churchill Downs Incorporated; Jette Nygaard-Andersen, CEO da Entain; e Bill Hornbuckle, CEO e presidente da MGM Resorts International, compartilharam suas impressões em uma discussão em três partes moderada pela Contessa Brewer da CNBC.
Em seu discurso, Hornbuckle deu novos detalhes sobre o ataque cibernético de setembro que prejudicou sua empresa por nove dias. “É terrorismo corporativo no seu melhor”, disse ele a uma multidão de cerca de mil pessoas. “Você não deseja isso a ninguém. Aconteceu de nos atingir. Foi parcialmente projetado socialmente. E por algumas semanas, para a nossa empresa, foi devastador.”
De acordo com o CEO, a MGM tomou conhecimento do incidente “preocupadamente” e reagiu rapidamente para proteger os dados, desligando os sistemas por seu próprio design. No entanto, a empresa ainda se viu em um ambiente onde por cerca de cinco dias algumas de suas propriedades e sistemas estavam “completamente no escuro”, já que telefones e sistemas de cassino e hoteleiros não estavam funcionando.
Apesar dos efeitos incapacitantes do ataque cibernético, Hornbuckle disse acreditar que os hackers nunca chegaram às informações do cartão de crédito dos clientes e afirmou que a MGM não pagou uma demanda de ransomware aos atacantes. “A maneira como isso veio até nós e a velocidade em que ela veio até nós, reagimos rapidamente. Nós protegemos os dados. Encontramo-nos agora com algumas semanas em que esta coisa funciona plenamente”, destacou o chefe da MGM. “Temos todos os nossos sistemas comerciais de volta.”
Embora se espere que o ataque custe a MGM na faixa de US $ 100 milhões, Hornbuckle observou que está coberto pelo seguro cibernético e disse que a empresa emergirá mais forte do que nunca. Um dos fatores que devem impulsionar esse crescimento é a corrida inaugural de F1 em Las Vegas, que Hornbuckle disse que será “o maior evento que Las Vegas já viu”. O CEO observou que a corrida já está impulsionando o crescimento da MGM, com seus ADRs (taxas diárias médias), particularmente em propriedades premium, um aumento de cerca de 400%.
“Nós olhamos para o dinheiro da frente e o crédito, que é a medida que temos em qualquer evento, e é duas vezes a maior luta que já tivemos”, disse Hornbuckle. “Manny) Pacquiao-(Floyd) Mayweather, há alguns anos, foi o maior evento que já tivemos. Entrando com quatro ou cinco semanas para o final, é o maior evento que já vimos.”
Um chão de exposição vibrante
As conversas imediatamente precederam a tão esperada inauguração do piso de exposição, com milhares de participantes se reunindo nos salões da exposição de Venetian para descobrir o que há de mais recente em tecnologias de jogos de azar. Algumas das novidades da edição de 2023 incluem a nova iGaming Zone, que reúne provedores de soluções iGaming em um local focado; O Lab, focado em tendências e tecnologias emergentes; o G2E Networking Lounge, com encontros temáticos e eventos; e a New Exhibitor Zone, uma área dedicada para expositores de primeira e segunda vez aos expositores.
Quanto aos destaques individuais, um dos produtos que mais chamou a atenção dos participantes inclui os slots Whitney Houston da IGT. O desenvolvedor mostrou sua experiência em jogos baseados em propriedade intelectual com este jogo, introduzido em novo hardware com uma tela de 55 polegadas e com os maiores sucessos do lendário cantor. O jogo estará disponível em casinos a partir do segundo trimestre de 2024.
Por sua vez, a fabricante de jogos de mesa eletrônicos (ETG) (ETG) revelou sua mais recente inovação, uma experiência de jogo “híbrida” oferecida por seu novo “poço inteligente”. O produto, visto como uma maneira de se integrar às áreas de poços ao vivo de um cassino, tem tecnologia semelhante às configurações do estádio e possui tecnologia sem chip para garantir pagamento e eficiência precisos.
Outro destaque de terça-feira foi a vitrine da Aristocrat Gaming das primeiras máquinas caça-níqueis oficiais da NFL. A empresa trabalhou com a NFL e a NFL Player’s Association para criar seis novos jogos, com um dos jogos já em alguns cassinos, incluindo The Venetian. Todos os seis jogos dão ao jogador a capacidade de escolher sua equipe e também mostrará os destaques da equipe para personalizar a experiência, e devem ser lançados antes do Super Bowl.
Enquanto isso, a fabricante Light and Wonder atraiu multidões com sua nova marca “Squid Game”, baseada no programa de drama sul-coreano. A novidade atraente apresenta uma tela de 75 polegadas que exibe os rolos à medida que se movem através de diferentes momentos icônicos do show. O produto deve ser lançado no primeiro ou segundo trimestre do próximo ano.
Mais ação G2E para vir
O programa de educação do G2E 2023 e a sala de exposições serão executados até quinta-feira, com mais de 300 expositores e quase 100 sessões confirmadas para todo o evento. A exposição deste ano deve apresentar conversas dinâmicas sobre tópicos-chave do setor, incluindo o combate ao mercado não regulamentado, iGaming, pagamentos digitais e criptomoedas, apostas esportivas, jogos tribais, desenvolvimentos regulatórios, IA e muito mais.
O programa de sessões principais continua hoje, quarta-feira:
- The Playmakers: Uma conversa com Amy Howe e Jason Robins – Patrocinado por: Sportradar
Quarta-feira, 11 de outubro às 9:00 a.m.
Palco principal – Venetian Ballroom F
Cinco anos após a SAPPA e com a expansão dos jogos online, a evolução do esporte, a inovação em tecnologia e a adoção de apostas legais redefiniram a experiência dos fãs. Esta discussão irá mergulhar no estado dos jogos online, tendências no horizonte e o que vem a seguir para esses líderes do setor. Amy Howe, CEO da FanDuel; e Jason Robins, CEO e cofundador da DraftKings. Moderador: Contessa Brewer, CNBC
Os painéis educativos podem ser consultados aqui.