Sexta-feira 13 é dia de sorte, azar ou equilíbrio? Confira as curiosidades sobre a data
Nada de gato preto ou de passar embaixo de escadas, há até quem não vá sair de casa hoje porque é sexta-feira 13.
O dia é tachado de azarado devido à numerologia e tradições do cristianismo, mas qual será o motivo da data ser tão comentada?
Há muito tempo, certos dias ou épocas do ano são compreendidas como impregnadas de algum tipo de infortúnio ou má sorte. Atualmente, o encontro do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé.
Contudo, poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da “Sexta-feira 13”. De fato, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo.
A sexta-feira 13 acontece uma vez por ano, mas pode chegar a ocorrer três vezes no mesmo ano, como ocorreu em 2017 e neste ano de 2024.
Em outros locais do mundo, como na Itália, o cenário se inverte. Por lá, o número 13 é visto com mais otimismo, sendo considerado um símbolo de boa sorte. No Brasil, com o advento das redes sociais, o número 13 têm sido reinterpretado de uma forma mais divertida e utilizado como um gancho para a criação de eventos temáticos, festas de Halloween e até de promoções especiais no comércio.
Uma tradição cristã
A má fama de hoje vem da numerologia e das tradições cristãs. O algarismo 13 seria irregular, vindo após 12, número “completo” por formar o ano, os apóstolos de Jesus (com Ele, o grupo perfazia 13 e Judas é considerado o 13º) e os signos. E Jesus morreu numa sexta, que virou dia de mau agouro.
Ordem dos Cavaleiros Templários
Outra corrente é que a primeira sexta-feira 13 de azar foi em outubro de 1307, quando a Ordem dos Cavaleiros Templários foi perseguida pela Santa Inquisição. Foi então quando nasceu a superstição que afeta a maioria das culturas ocidentais.
Reunião das bruxas na sexta-feira
Outra versão vem da mitologia viking (povo que habitou os países da Escandinávia, no Norte da Europa) – a deusa do amor, Friga, para se vingar dos cristãos que queriam acabar com a antiga religião dos países nórdicos, todas as sextas-feiras se reunia com 11 bruxas e um demônio para amaldiçoar os católicos.
Raio em jovem de 13 às 13h13 no dia 13
Segundo o “Daily Mail”, na sexta feira 13 de agosto de 2010, um menino de 13 anos foi atingido por uma descarga elétrica durante um festival. Uma ambulância que estava no local reportou o horário do acidente: 13h13. Com um pouquinho de sorte, o jovem sofreu apenas algumas queimaduras.
Numerologia
A má fama também pode estar na numerologia já que o algarismo 13 seria irregular, vindo após 12, número “completo” por formar o ano.
Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, norte-americanos e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.
Pela numerologia, o número 13, vai ter a soma do 1 mais 3, que vai resultar no algarismo 4. O número 4 é um número de equilíbrio, pois o universo tem quatro pontos cardiais, temos quatro estações do ano, quatro fases da lua. O quatro é a sintetização do equilíbrio perfeito.
Parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia
Com tanta superstição sobre a sexta-feira 13, a aversão à data é considerada uma fobia: parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Quem sofre com o distúrbio se sente desagradável sempre que a data se aproxima. Nos Estados Unidos, existe até um centro de tratamento para a enfermidade.
Quatro números que dão azar
11 – Todo mundo fala no 13, mas outros ligados a tragédias e superstições também provocam arrepios 1 Sim, a fama vem das Torres Gêmeas. O atentado ocorreu no dia 9/11 — a soma de 9 + 1 +1 é igual a 11. As torres formam um gigantesco número 11. O primeiro dos aviões sequestrados foi o Voo 11 da American Airlines. A tripulação era formada por 11 pessoas e havia 92 passageiros a bordo. 9 mais 2 dá quanto? 11.
0888 888 888 – A companhia de telefonia búlgara Mobitel suspendeu o número após a morte de três proprietários da linha em dez anos. Há especulações de que o primeiro, um executivo, teria sido envenenado. O segundo, um traficante, foi morto por mafiosos. O terceiro, também traficante, foi assassinado em frente a um restaurante.
17 – É o símbolo da morte na Itália, porque sua inscrição em numerais romanos é XVII. Se for rearrumado, pode formar “VIXI”, uma inscrição presente em túmulos romanos e que quer dizer “Eu vivi”. Alguns hotéis não têm o número 17. Também não existe a 17ª fila nos voos da companhia aérea Alitalia.
26 – Está ligado a tragédias na Índia. Em 2001, um terremoto que matou 20 mil pessoas aconteceu no dia 26/1. Um tsunami em 2004, que causou 230 mil mortes, ocorreu em 26/12. Em 2008, a cidade de Ahmedabad registrou uma série de explosões em 26/7, e Mumbai sofreu um ataque terrorista em 26/11.
Jogo do bicho
A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular das superstições. O mito desta data vem acompanhando o homem desde a antiguidade. Entre eles, os bicheiros, que em algumas bancas os volumes de apostas nas dezenas do galo, que é 13 (49,50,51,52) são cotadas (regras que estipulam limites) no dia de hoje.