SIGA e Controladoria-Geral da União unem-se para combater corrupção no esporte

Um histórico Acordo de Cooperação Técnica foi assinado hoje entre a SIGA LATIN AMERICA, braço continental da SIGA para a América do Sul e Central, e a Controladoria-Geral da União (CGU). O acordo formaliza a cooperação entre as instituições e assegura o alinhamento estratégico e operacional entre a maior coligação independente e neutral do mundo no campo da Integridade no Esporte — a SIGA — e a mais alta autoridade federal brasileira responsável por promover a transparência, auditar contas públicas, implementar mecanismos de controle interno, combater a corrupção e fomentar o compliance empresarial, transparência e combate à corrupção nos esportes, bem como estimular as empresas do setor de esportes a aderirem ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, e as organizações esportivas aos Standards Universais de Integridade no Esporte.
A assinatura ocorreu na sede da OCDE, em Paris, França, por Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Presidente & CEO da SIGA LATIN AMERICA, e por Vinícius Marques de Carvalho, Ministro de Estado da CGU, reforçando a relevância internacional e o alcance estratégico desta parceria.
Este marco reforça os compromissos assumidos na Declaração de Nova Iorque da SIGA sobre Integridade Financeira e Transparência no Esporte e reflete a liderança tanto da SIGA quanto da CGU na promoção da transparência, da boa governança e do combate à corrupção, inclusive no setor esportivo. Com este acordo, a SIGA LATIN AMERICA e a CGU estabelecem uma plataforma robusta, orientada para a ação e voltada ao futuro, com foco na elaboração e disseminação de políticas, ferramentas regulatórias e iniciativas conjuntas que promovam a integridade, a transparência, a responsabilidade e a sustentabilidade no esporte, inclusive no setor privado.
A CGU desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos marcos de integridade tanto no setor público quanto no privado, sendo reconhecida internacionalmente por seu compromisso com a prestação de contas e a governança ética. Não por acaso, a CGU tem sido uma parceira estratégica da SIGA LATIN AMERICA, com interesses, objetivos e preocupações compartilhados. Essa relação já se reflete na participação ativa da CGU nas reformas impulsionadas pela SIGA no Brasil — incluindo, entre outros, a integração de Marcelo Pontes Viana, Secretário de Integridade Privada da CGU, ao Comitê de Integridade Financeira e Anticorrupção da SIGA.
A parceria ampliada aproveitará o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da CGU, e os Standards Universais de Integridade no Esporte da SIGA. Esse alinhamento visa mobilizar os principais atores do setor esportivo — como clubes, ligas, patrocinadores, operadores de apostas esportivas, emissoras e a sociedade civil — para adotarem os mais altos padrões de governança e integridade. Juntas, a SIGA LATIN AMERICA e a CGU estão traçando um novo caminho para uma governança esportiva guiada pela integridade, com início no Brasil e impacto global.
As principais áreas de cooperação incluem:
⇒ Elaboração de diretrizes, manuais e conteúdos educativos para o setor esportivo
⇒ Organização conjunta de eventos de liderança de pensamento, bem como ações de formação e capacitação
⇒ Compartilhamento de experiências e tecnologias que possam contribuir para fomentar o compliance empresarial, transparência e combate à corrupção nos esportes
⇒ Intercâmbio técnico de conhecimentos e boas práticas; e
⇒ Engajamento estratégico com o setor privado para promover a adesão e conformidade com marcos de integridade e anticorrupção.
Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Presidente & CEO da SIGA LATIN AMERICA, declarou: “Este acordo simboliza mais do que o reconhecimento mútuo entre nossas organizações; representa uma evolução decisiva e proativa rumo à erradicação da corrupção e de outros crimes que afetam a indústria esportiva.
A assinatura deste acordo durante o Fórum Global de Integridade e Anticorrupção da OCDE reitera o nosso compromisso de trabalhar em conjunto para garantir que o esporte seja governado e operado de acordo com os mais altos padrões de integridade, livre de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão fiscal e outras ameaças globais profundas e cada vez mais generalizadas.
É exatamente esse tipo de ação afirmativa que se é cada vez mais necessária para que o esporte exerça seu papel positivo e essencial como fator de desenvolvimento humano, social e econômico.”
Vinícius Marques de Carvalho, Ministro de Estado da CGU, acrescentou: “Temos a perspectiva de que esta parceria venha a fomentar a adoção de medidas de transparência e integridade na área de esportes, com ações concretas entre as instituições para auxiliar os atores do setor e as empresas e entidades engajadas nesta pauta tão importante”.
SOBRE A SIGA
A SIGA é a principal organização mundial de Integridade no Esporte. Apoiada por mais de 200 apoiadores internacionais de diversas indústrias, estamos criando uma nova paisagem para a indústria esportiva global, promovendo a implementação dos mais altos padrões de integridade e fornecendo classificações e certificações globais independentes para o esporte.
Financiada por seus membros, a SIGA é a única organização que reúne todos os principais grupos de partes interessadas – Esporte, Governo, Organizações Internacionais, Empresas Globais e Sociedade Civil – de todas as regiões do mundo, em torno de uma Causa fundamental e crítica: promover maior Integridade no Esporte.
A SIGA tem sede em Genebra, Suíça, como uma associação sem fins lucrativos, financiada por seus membros, e é composta pelas seguintes subsidiárias continentais: SIGA AMERICA, SIGA EUROPE e SIGA LATIN AMERICA.
Clique nos hiperlinks para ver a lista de Membros e Apoiadores Comprometidos da SIGA e Parceiros da SIGA.
Para mais informações sobre a SIGA, incluindo sua visão, missão e agenda de reformas, consulte o site: www.siga-sport.com.
Para entrar em contato com a SIGA, envie um e-mail para: [email protected].
@SIGAlliance – Twitter, Instagram, LinkedIn.