Sites de apostas esportivas dominam patrocínios máster do futebol brasileiro; veja raio-x

Destaque I 14.01.22

Por: Magno José

Compartilhe:
Sites de apostas esportivas dominam os patrocínios máster do futebol brasileiro; veja raio-x 2
IBOPE Repucom divulga o Mapa do Patrocínio de uniformes de futebol no Brasil em 2021. Estudo detalhou as empresas mais presentes nos patrocinadores dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e também de Botafogo, Cruzeiro e Vasco

O Ibope Repucom divulgou, nesta sexta-feira (14), seu estudo anual sobre os patrocinadores dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, mais Botafogo, Cruzeiro e Vasco – que estiveram na segunda divisão – em 2021. O levantamento revela a quebra do domínio do setor financeiro nos espaços mais nobres das camisas das equipes nacionais.

Nos últimos anos, bancos e financeiras eram o segmento com maior presença nos chamados patrocínios máster dos principais clubes do Brasil. Em 2021, porém, essa posição ficou com os sites de apostas, que marcaram presença em sete times diferentes, um a mais em relação aos que estamparam marcas do setor financeiro.

A Betano foi a única empresa que patrocinou mais de um time, aparecendo no espaço nobre do uniforme do campeão brasileiro Atlético-MG e também do Fluminense. Também tiveram parceria com empresas de apostas na frente da camisa o São Paulo (Sportsbet.io), Sport (Galera.bet), América-MG (Pixbet), Atlético-GO (Amuletobet) e o Bahia (Casa de Apostas).

Dominante nos patrocinadores máster, as empresas de apostas foram o quinto segmento mais presente no levantamento geral de marcas, com presença também em outras propriedades dos uniformes dos clubes. Foram 11 empresas no total investindo no futebol nacional – nesse quesito, quem liderou foi o segmento imobiliário, de construção e acabamento, com 30 empresas parceiras de ao menos uma equipe.

Sites de apostas esportivas dominam os patrocínios máster do futebol brasileiro; veja raio-x
Em 2021 os Sites de Apostas Esportivas dominaram a propriedade Frente Máster e ultrapassaram, em quantidade de marcas únicas 6 o Setor Financeiro 4 segmento que ocupou a maioria destes espaços nos últimos anos entre os clubes da Série A. Dos 20 clubes, 7 contaram com apoio de empresas de Apostas Esportivas, 6 com empresas do Setor Financeiro e 2 clubes contaram com empresas do segmento de Varejo

As empresas do setor financeiro, que lideraram entre as patrocinadoras máster nos últimos anos, estiveram presentes em seis uniformes em 2021: Grêmio, Internacional, Juventude (todos com o Banrisul), Flamengo (BRB), Palmeiras (Crefisa) e Santos (Sum Up).

No geral, as marcas do ramo financeiro ficaram com a segunda colocação em número de empresas diferentes patrocinando clubes, com 20, distribuídas em 39 acordos diferentes. Empresas de serviços de saúde, também com 20, empataram com as financeiras nesse quesito.

No volume total de patrocínios, o ano de 2021 apresentou o melhor número dos últimos anos, com 172 marcas presentes nos uniformes, um crescimento de 19% na comparação com 2022, quando foram 145.

“O ano de 2021 foi mais do que o ano da retomada do calendário e de certa normalidade, foi um período de retomada também do otimismo e de ótimas perspectivas. Vimos algumas tendências se confirmarem como, por exemplo, o segmento de Apostas Esportivas passar a liderar em volume de marcas e contratos os patrocínios-máster na Série A”, analisou Arthur Bernardo Neto, Head do Ibope Repucom. (ESPN.com.br)

——————————————————–

Instituto divulga a edição 2021 do mapeamento dos patrocinadores de uniforme dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e revela como o mercado reagiu ao último ano, num cenário de restabelecimento do calendário padrão de eventos e abertura gradual dos eventos ao público. Ao todo, os clubes estamparam 172 patrocinadores diferentes em seus uniformes, volume 19% maior em relação a 2020 (145) e elevando a média de sete para cerca de nove marcas patrocinadoras por clube. Outro fato favorável é que seis em cada dez marcas que patrocinaram algum clube em 2020, seja em patrocínios regulares, pontuais ou fornecedores de material esportivo, permaneceram como patrocinadoras em 2021. Confira mais insights fazendo o download do material.

IBOPE Repucom Mapa do Patrocínio 2021

Comentar com o Facebook