Tiago Leifert e Fátima Bernardes dizem que já foram vítimas de falsificação por deepfake

BNL I 21.01.24

Por: Magno José

Compartilhe:
Tiago Leifert e Fátima Bernardes dizem que já foram vítimas de falsificação por deepfake
Pedro Bial, Tiago Leifert e Fátima Bernardes disseram ser vítimas de ‘deepfake’ (Imagem: Reprodução TV Globo/Record/GNT)

Endossados por Pedro Bial, que publicou um vídeo sobre seu rosto e sua voz serem usados, sem autorização, em uma propaganda de remédio contra calvície na internet, Tiago Leifert e Fátima Bernardes disseram que também foram vítimas da mesma prática, registra a Folha de S.Paulo.

O jornalista compartilhou a postagem de Bial e escreveu que já se viu em anúncios que nunca fez. “Comigo também. Anúncio falso de remédio e loteria.”

As gravações tratam-se de deepfake, um simulacro feito por inteligência artificial que reproduz a voz e o rosto de uma pessoa em um vídeo, como se tivesse sido gravado por ele.

Fátima comentou na publicação e afirmou que, no seu caso, o produto vendido era um “remédio” que leva ao emagrecimento.”Nunca fiz anúncios de tais produtos”, disse.

Bial diz que, após denunciar por diversas vezes os conteúdos, sem resultado, está processando a empresa vendedora do falso remédio e afirmou que a Meta, empresa dona do Instagram e Facebook, é cúmplice de falsificação, fraude e charlatanismo.

O que diz a Meta

Em nota assinada pelo porta-voz, a empresa disse que atividades que tenham o objetivo de “enganar, fraudar ou explorar terceiros” não são permitidas nas plataformas pertencentes à companhia. “Estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas”, afirmou.

Leia a nota completa:

“Atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em nossas plataformas e estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos.”, Porta-voz da Meta.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pedro Bial (@pedrobial)

Comentar com o Facebook