Time argentino será investigado por escalar youtuber que jogou apenas um minuto

Blog do Editor I 14.11.24

Por: Magno José

Compartilhe:
Time argentino será investigado por escalar youtuber que jogou apenas um minuto
Deportivo Riestra colocou Ivan ‘Spreen’ Buhajeruk contra o líder Velez Sarsfield; investigação de possível ligação com aposta é aberta (Foto: Reprodução)

O clube Deportivo Riestra, da Argentina, pegou a todos de surpresa quando anunciou, na última segunda-feira (11/12), a titularidade do streamer Ivan Buhajeruk, mais conhecido como Spreen pelo público que acompanha as lives, em jogo válido pelo Campeonato Argentino. O youtuber, porém, só durou um minuto em campo, o que motiva uma investigação pela Federação Argentina de Futebol (AFA).

O Riestra, que está em nono na tabela argentina, empatou em 1 x 1 com o Vélez Sarsfield, líder do certame, no jogo de estreia de Spreen. Ele sequer pegou na bola, quando a placa de substituição anunciou a saída para a entrada de Gustavo Fernández.

O jovem de 24 anos foi substituído após apenas 50 segundos, durante uma pausa no jogo por uma falta. Ele foi substituído pelo centroavante Gustavo Fernández.

A polêmica escalação também deu início a uma investigação pela Justiça argentina. De acordo com o site argentino TN, do Grupo Clarín, a Procuradoria Especializada em Jogos de Azar deu início a um processo para apurar se a escalação do influenciador teve como objetivo atrair apostadores em uma plataforma ilegal.

A AFA investiga a participação do streamer, pois ele não toca na bola e uma falta ocorre no início do jogo para pará-lo. O órgão que rege o futebol argentino afirma que a investigação é motivada ainda pela indignação entre jogadores e treinadores adversários.

“Considerando que é responsabilidade do Tribunal de Ética conduzir investigações sobre todas as condutas que possam prejudicar a reputação e a integridade do futebol argentino, particularmente quando envolvem comportamentos ilegais, imorais ou antiéticos conforme estipulado no Artigo 2 do Código de Ética da AFA”, destaca o boletim emitido pela AFA.

O modesto clube da capital argentina, conhecido por suas estratégias de marketing não convencionais, deu a Buhajeruk um contrato profissional e o registrou na AFA em fevereiro.

Os comentaristas da partida na emissora local Tyc Sports foram críticos em relação ao desempenho de Buhajeruk no curto tempo em que esteve em campo.

“Ele nem sabe onde se posicionar… é inacreditável”, disse um comentarista. “Isso é vergonhoso, é uma desgraça total.”

Quem é Spreen

Ivan Buhajeruk é um youtuber argentino de 24 anos com mais de 7,5 milhões de inscritos no canal Spreen na plataforma de vídeos. Nas redes sociais, ele soma quase 11 milhões de seguidores. Ele produz conteúdos sobre futebol e gameplays.

Ele treinava com a equipe principal do Riestra há uma semana antes do jogo contra o Vélez. A participação do jovem no Campeonato Argentino é uma ação de marketing promovida pelo clube com um dos patrocinadores, que também patrocina Spreen.

 

Comentar com o Facebook