Trevisan Escola de Negócios realiza curso avançado sobre patrocínio esportivo

Responsável pela formação de profissionais para a indústria do esporte há mais de 20 anos, a Trevisan Escola de Negócios reuniu dois dos principais especialistas brasileiros em patrocínio esportivo para ministrar curso sobre o tema: o executivo Fabio Wolff, sócio-diretor de uma das principais agências de marketing esportivo do Brasil, a Wolff Sports&Marketing, e o professor Nicolas Caballero, doutor em comunicação e marketing esportivo e autor do livro “Gestão Estratégica do Patrocínio Esportivo”.
No curso, os professores discutem toda a evolução do patrocínio esportivo, apresentando o seu potencial como geração de receita, oportunidades de trabalho e carreira no segmento. Também abordam como funciona o mercado de compra e venda, os diferentes tipos de ativos e como analisar a melhor adequação de valores entre a marca e a entidade/atleta.
O programa ainda inclui temas como a elaboração e defesa de propostas, considerando seus benefícios e diferenciais, como maximizar acordos, gerando benefícios mútuos, de longo prazo, além do monitoramento e avaliação do retorno dos investimentos realizados, entre outros.
O curso tem duração de 40 horas, com aulas presenciais, em São Paulo, de 10 a 14 de fevereiro de 2025. Ao longo do programa, profissionais do mercado serão convidados para apresentar estudos de caso. Além disso, haverá uma atividade prática, na qual os alunos terão que solucionar um caso real, apresentado para executivos de empresas e de entidades esportivas.
Também professor do MBA da Trevisan em Gestão e Marketing Esportivo, Fabio Wolff é formado em Administração de Empresas, com especialização em Administração Esportiva e mestrado em Negócios da Indústria do Futebol, pela Football Industries, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra.
Nicolas Caballero é coordenador do MBA Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan e atua no segmento desde 1996. O especialista tem doutorado em Patrocínio Esportivo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é autor do livro “Gestão Estratégica do Patrocínio Esportivo” (2024) e foi gerente de patrocínio da EstrelaBet.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (11) 3138-5200, pelo e-mail [email protected] ou no link.
Tradição e reconhecimento internacional
Desde 2002, a Trevisan Escola de Negócios forma profissionais para a indústria do esporte a partir do seu MBA Executivo em Gestão e Marketing Esportivo. O programa é voltado para quem deseja adquirir expertise para atuar e se destacar no setor e, entre os diferenciais, está a possibilidade de fazer um módulo internacional desenvolvido exclusivamente com o Johan Cruyff Institute, em Barcelona, na Espanha.
Com esse curso, a Trevisan passou a ser a primeira e única instituição de ensino da América Latina a figurar no seleto grupo dos 50 melhores programas de especialização em gestão do esporte do mundo. A lista foi divulgada este ano pela revista internacional SportBusiness, a principal e mais importante do setor, que desenvolve desde 2012 o Postgraduate Course Rankings.
Sobre a Trevisan Escola de Negócios
Com uma trajetória de 25 anos marcada pelo pioneirismo, excelência acadêmica e compromisso com a formação de profissionais altamente capacitados, a Trevisan Escola de Negócios é uma das principais instituições de ensino superior do País. Seus cursos de graduação, pós-graduação e de curta duração possuem alunos em todos os estados do Brasil, além do exterior, com uma metodologia exclusiva e 100% digital. Além disso, possui dezenas de clientes corporativos que contratam a Trevisan para capacitar seus profissionais em programas “in company”. A instituição é a única escola de negócios do Brasil que teve origem a partir de uma empresa. Diante disso, conta com um corpo docente formado por professores com atuação no mundo dos negócios, além do acadêmico, criando um ambiente de aprendizado alinhado com a realidade empresarial. Essa característica também está presente na Trevisan Editora, criada para lançar publicações que mesclam o embasamento teórico com o mercado profissional.