Turismo: ministro faz balanço positivo do setor e senadores apontam gargalos

Destaque I 19.03.25

Por: Magno José

Compartilhe:
Turismo: ministro faz balanço positivo do setor e senadores apontam gargalos
Celso Sabino (à esq.) na audiência pública, ao lado da presidente da CDR, Dorinha Seabra, e Jorge Seif  (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, falou nesta terça-feira (18) à Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) e fez um diagnóstico positivo sobre as perspectivas para o setor. Sabino citou aumento de 57% do número de turistas internacionais no início deste ano e geração de empregos na indústria turística.

Números positivos do setor turístico brasileiro, apresentados pelo ministro do Turismo chamaram a atenção dos senadores na CDR. Na audiência pública, que teve o intuito de debater as políticas da pasta para o setor, Sabino apresentou dados que mostram crescimento da atividade, tanto no número de visitantes quanto nos recursos gerados.

Senadores apontaram obstáculos para o crescimento das atividades, como o custo da aviação no território nacional, mas também enxergam oportunidades, como a legalização dos jogos de azar, como registrado pelo senador Irajá Silvestre (PSD-TO), relator do PL 2234/22, que libera cassino em resorts, bingo e jogo do bicho.

“Temos uma indústria adormecida no Brasil chamada turismo. A autorização dos jogos responsáveis no Brasil é um tema que acredito, na minha modesta opinião, será um grande impulso no turismo brasileiro a exemplo do que aconteceu em todo o mundo”, comentou o senador Irajá.

O ministro foi convidado por requerimento da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) — que preside a CDR e conduziu a reunião — e da senadora Augusta Brito (PT-CE).

Os parlamentares defenderam mais atuação parlamentar e destinação de emendas para fortalecer a cadeia turística e consideraram que investimentos em licenciamento ambiental e segurança pública são fundamentais para incrementar o setor. Outro ponto destacado na audiência foi o clamor da sociedade por passagens mais baratas, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste.

Cenário animador

Celso Sabino apresentou a pesquisa Tendências de Turismo, do Ministério do Turismo, segundo a qual 5,9 milhões de visitantes de outros países entraram no Brasil em 2023. Esse número foi de 6,7 milhões em 2024 e, em 2025, 2,8 milhões de estrangeiros chegaram ao país somente nos dois primeiros meses do ano.

Ainda de acordo com o levantamento, em 2024, esses visitantes injetaram na economia do país US$ 7,34 bilhões, marcando um recorde histórico. Sabino disse que os números positivos se devem, em maior parte, à atuação do Congresso Nacional.

“Todas as regiões do país tiveram crescimento, tanto em número de visitantes quanto de gastos feitos nessas viagens. É algo nunca antes alcançado e que beneficia desde o Norte, Roraima, ao Sul, Santa Catarina, e diversos outros estados, por exemplo. E janeiro de 2025 foi o melhor de todos os registrados na história, o que aponta um cenário para este ano também muito bom. E se temos números positivos no turismo, é resultado da parceria que temos com o Congresso Nacional”, declarou Celso Sabino.

 

Comentar com o Facebook