KYC: O que é e por que se tornará cada vez mais importante?

Apostas I 08.01.25

Por: Magno José

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KYC: O que é e por que se tornará cada vez mais importante?
O uso desse processo evita vários problemas, mas com certeza o principal deles é prevenir contra a lavagem de dinheiro (Fonte: Pixabay)

Alguma vez você já ouviu falar no termo KYC? Essa sigla em inglês quer dizer Know Your Customer ou em português, ‘Conheça o Seu Cliente’, e vem sendo cada vez mais utilizado dentro do mundo dos negócios.

Isso acontece porque esse processo é fundamental para a verificação da identidade de cada cliente, permitindo que a empresa tenha a garantia de que todas as atividades feitas com ele sejam legítimas.

O uso desse processo evita vários problemas, mas com certeza o principal deles é prevenir contra a lavagem de dinheiro.

Aqui neste conteúdo, vamos explicar de maneira mais aprofundada o que significa o KYC e o porquê ele se tornará cada vez mais importante no mercado. Vamos lá!

Entendendo o que é o KYC

Você já precisou enviar seus documentos ao abrir uma conta em um banco ou mesmo uma casa de apostas?

Quando isso acontece, quer dizer que a empresa está fazendo a verificação da sua identidade por meio do KYC para saber se você é um cliente confiável.

O KYC é um processo que as empresas utilizam com o intuito de coletar informações cruciais a respeito de clientes e potenciais clientes, como:

⇒ O nome completo

⇒ A data de nascimento

⇒ O endereço

⇒ Os documentos para identificação do cliente

E junto a essas informações, a empresa deve colher outras que vão fazer toda a diferença para garantir a segurança dos negócios com esse cliente.

Por exemplo, um dos motivos é justamente entender se os fundos que o cliente possui vêm de meios legais ou não.

O processo do KYC deve ser realizado sempre que o cliente inicia uma relação de negócios com a empresa, para que ela possa realizar uma avaliação completa dos possíveis riscos de ter um relacionamento com aquela pessoa física ou jurídica.

O KYC, portanto, vai ser uma garantia tanto para a empresa de que ela está cumprindo com as normas e leis que são aplicáveis, quanto para a proteção dela e do seu cliente contra atividades que sejam ilegais de uma das partes.

Quais são as etapas do KYC

Depois de entender o que é o Know Your Customer, é necessário que você saiba como é que esse processo funciona.

Entretanto, etapas do processo de KYC variam muito entre as empresas ou mesmo por conta da legislação do país a respeito do tema. Apesar disso, o mais comum é que elas sejam essas:

  1. Começa pela identificação do seu cliente: é aqui que tudo começa com a empresa coletando informações pessoais do seu cliente, como o nome completo e o número dos documentos
  2. Verificar a identidade do cliente: todas as informações coletadas do cliente na etapa anterior precisam ser verificadas para a empresa ter a garantia de que elas são autênticas
  3. Avaliar o potencial risco do cliente: a terceira etapa é avaliar quais os riscos de começar a fazer negócio com aquele cliente específico, baseado na coleta de informações e na verificação delas
  4. Monitorar o cliente continuamente: a última etapa, na verdade, não é o fim do processo, pelo contrário. Ela é que vai garantir que a empresa esteja sempre segura, já que deve ser feito o monitoramento do cliente de maneira contínua para que se descubra rapidamente qualquer tipo de comportamento suspeito

Qual é a importância do KYC?

Os benefícios do KYC são diversos e com os riscos cada vez maiores que as empresas correm de fraudes, esse processo se torna ainda mais fundamental. Esse é um processo que já se tornou obrigatório em nosso país para determinados setores em que as transações monetárias são uma ocorrência diária.

O setor de jogos de azar on-line é um deles, pois o KYC na indústria de apostas se tornou obrigatório para as operadoras do país a partir de 1º de janeiro de 2025, garantindo uma boa reputação para as empresas do setor e as protege contra crimes, caso da lavagem de dinheiro.

É exatamente por isso que muitas plataformas de apostas somente permitem o primeiro depósito ou saque após o cliente confirmar o processo de KYC, ainda mais agora com a nova legislação vigente e o mercado regulado.

Veja a seguir alguns dos motivos pelos quais o Know Your Customer é tão importante nos dias de hoje.

O KYC ajuda a empresa a manter a conformidade regulatória

Talvez esse não seja um benefício muito claro para muitas empresas, mas a verdade é que o KYC ajuda muito no cumprimento de conformidades regulatórias tanto a nível nacional quanto internacional.

O KYC permite que a empresa proteja seu cliente e ganhe a sua confiança

E para quem não sabe, o uso do processo de KYC também ajuda as empresas a serem vistas de uma forma melhor pelos clientes.

Por meio desse processo, é possível proteger os clientes e conquistar a confiança deles, gerando assim relações mais duradouras e fortes.

Isso acontece porque esse processo faz com que as interações financeiras entre empresa e clientes sejam muito mais seguras, com risco menor de fraudes e mesmo do roubo de informações pessoais.

O KYC protege contra lavagem de dinheiro e outros crimes

Se você costuma fazer apostas online, com certeza já deve ter se deparado com o KYC na indústria de apostas, principalmente agora que o mercado brasileiro está regulado por leis e normas atuais.

Afinal, quando falamos sobre a importância do KYC, é impossível não falar em como esse processo protege as empresas contra crimes, como a lavagem de dinheiro proveniente de origem ilícita.

Ao realizar o Know Your Customer, a empresa pode reconhecer o quanto antes possíveis transações suspeitas e agir rapidamente para evitar danos maiores.

No exemplo das casas de apostas, o KYC vai evitar problemas como a criação de contas com identidades falsas, impedindo que criminosos usem a plataforma com fins ilícitos ou mesmo que menores de idade estejam realizando apostas no site.

Por todos esses motivos, hoje é impossível que uma empresa não aplique esse tipo de processo em sua estrutura para se proteger contra ações criminosas e danos tanto financeiros quanto à sua reputação no mercado.

 

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