Governo estuda realizar nova redução de impostos sobre jogos eletrônicos

Apesar de ser um dos maiores mercados de games do mundo, o Brasil sofre com a enorme carga de impostos aplicados sobre jogos e consoles. Isso acontece, pois a legislação classifica esses produtos como jogos de azar, cobrando assim taxas extremamente altas sobre os videogames. Um projeto de lei que visa reduzir esses impostos a zero já tramita no Senado, mas aguarda aprovação desde o ano passado.
Assim sendo, como maneira de amenizar a situação, o Governo Federal reduziu em agosto de 2019 o Imposto sobre Produtos Importados, o IPI, para 40%, e de acordo com publicação no Twitter do presidente Jair Bolsonaro, uma nova redução pode acontecer em breve. Bolsonaro revelou estar em contato com o ministro da Economia Paulo Guedes para que a taxa caia para 30%.
A redução citada por Bolsonaro não se refere exatamente aos games em si, mas sim aos consoles e a seus componentes e acessórios. A queda de 50% para 40% beneficiou os “console e máquinas de jogos de vídeo”, enquanto derrubou o IPI de partes e acessórios de 40% para 32%, e os impostos sobre aparelhos com tela integrada, como os portáteis, de 20% para 15%.
Vale lembrar que Bolsonaro já protagonizou casos curiosos relacionados aos games por meio de sua conta no Twitter. O político publicou em fevereiro de 2019 um vídeo relacionado à obras no estado de Alagoas utilizado como música de fundo “His World”, do game Sonic The Hedgehog (2006), chegando a chamar a atenção da Sega, que republicou a postagem com a frase “hoje em Locais Que Não Esperávamos Escutar Uma Faixa de Sonic 2006”. Neste ano, Bolsonaro voltou a utilizar músicas de games em vídeos, desta vez provenientes de títulos como Super Mario World, Alex Kidd in the Miracle World e mais. (TudoCelular.com)


